vasto sector do crédito comercial, dentro dos seus recursos e da orientação monetária do crédito adoptado pelo banco emissor, propõe-se servir dedicadamente a província.

Segue-se um resumo do movimento havido no Banco de Angola em 1956, no qual se faz também a comparação com actividade semelhante nos anos de 1953, 1954 e 1955:

Designação

Adiantamento sobre consignações ....

Aditamento sobre letras ....

Contas correntes e empréstimos caucionados ....

Contas correntes ....

Descontos ....

Letras descontadas sobre a praça ....

Letras descontadas sobre praças diversas ....

Empréstimos para melhoramentos locais ....

Vejamos agora outro quadro elucidativo da actividade do Banco por meio do Departamento de Fomento, criado nos termos e para os fins preconizados pelo artigo 1.º do Decreto n.º 35 670, d« 28 de Maio de 1946:

Agrícolo-pecuários ....

Industriais ....

Hipotecários comuns ....

Excesso por juros debitados ....

Total ....

Como complemento, segue-se o quadro elucidativo da liquidabilidade, proveniente da análise do balanço do Banco de Angola:

1953 ....

1955 ....

Comento externo - Balança de pagamentos A economia da província assenta, principalmente, no seu comércio externo, estando, por isso, sujeita às flutuações das suas importações e exportações,

Como se vê, o ano de 1953 caracterizou-se pela subida da exportação e pelo avultado saldo da sua balança comercial. Este aumento resultou sobretudo do café. Não fora o quadro dos valores exportáveis composto de mais de vinte produtos de apreciável importância e o ano de 1953 acusaria, não só a queda de cotações do sisal e das oleaginosas, mas também o reajustamento geral de preços que o caracterizou.

Em 1955, como se pode apreciar também, as exportações diminuíram, e este decréscimo teve a sua origem na baixa cotação do café e doutros produtos. Em 1956, porém, a exportação aumentou em relação a 1955, tanto em tonelagem como em valor, mercê de um conjunto de circunstâncias favoráveis. Com efeito, foi bom o ano agrícola. Dando lugar a uma maior produção, subiram as cotações de alguns, produtos e parece não ter havido dificuldade de colocação nos mercados consumidores de toda a produção exportável. Todavia, não é provável que a província volte II registar o avultado saldo de 1953, porquanto a subida das importações deve continuar a acentuar-se de ano para ano, dada a necessidade de se fazerem grandes aquisições no exterior de materiais, máquinas, etc., para execução de obras e empreendimentos integrados no Plano de Fomento.

Eis seguidamente um quadro dos produtos que mais influíram nos valores da importância:

Mercadorias importadas

Tecidos em pega e obra ....

Automóveis de carga ....

Máquinas e aparelhos industriais ....

Gasolina ....