Assim se constata que, com excepção da aquisição de automóveis para transporte de pessoas, que acusa diminuição em relação no ano anterior, aumentaram em 1956 as importações de todos os produtos, salientando-se, pelo seu valor, os aumentos verificados nos tecidos em peça e obra, nos vinhos e nas máquinas e aparelhos industriais.

A metrópole, como sempre, continua a figurar como primeiro fornecedor da província, com 45,43 por cento do valor da importação.

Da origem das mercadorias importadas, que é mais variada, damos a seguir um quadro em que apenas figuram os dez principais países fornecedores, segundo a ordem que lhes compete no total das importações.

(Ver Quadro na Imagem).

Segundo a pauta aduaneira, eis agora um quadro representativo dos valores da importação ao longo dos quatro anos em referência - 1953-1956:

(Ver Quadro na Imagem).

Os números referentes às classes «Matérias-primas» e (Substâncias alimentícias! quase esgotam, como de Costume, a totalidade do valor das exportações, com progresso de ambas em relação a 1955, em valor absoluto.

Porém, em percentagem do total houve recuo das primeiras e avanço das segundas, motivado pelo extraordinário incremento das exportações de café.

Considerando unicamente estas duas classes, encontra-se uma marcada descida no preço médio das «Substâncias alimentícia», que não pôde ser equilibrada pela subida do preço médio da» «Matérias-primas», muito menor e relativa a uma classe menos preponderante.

Passemos agora à exportação. Analisemos o quadro seguinte, representativo dos. vinte principais produtos de exportação da província:

(Ver Quadro na Imagem).

(a) Em lugar de toneladas, são quilates.

A proporção das três classes - produtos de origem agrícola, produtos de origem mineral e produtos de origem animal - manteve-se na exportação de 1956 sensivelmente nos mesmos moldes dos anos anteriores não obstante uma ligeira descida das duas últimas em favor da primeira, como indicam as percentagens do quadro seguinte.