A exploração pecuária como actividade organizada quase não existe. Não obstante, o numero de cabeças de gado arrolado é elevado:

A pesca é feita junto às praias, por processos antiquados e pouco eficientes.

O peixe, que com o arroz constitui a base da alimentação da população local, não 4, porém, borato, dada, como se disse, a deficiência da técnica empregada nu pesca. O preço varia consoante a época da captura e as espécies.

Embora esta actividade tenha sido sempre acarinhada pelo Estado, o pescado é insuficiente para as necessidades da província e todos os esforços para reduzir o seu custo têm, por isso, sido infrutíferos. Presentemente, porém, o Governo mostrasse muito interessado em resolver o problema, e sabemos que já tomou medidas tendentes a desenvolver esta indústria, pelo que são de esperar melhores perspectivas para o futuro.

Finalmente, quanto à indústria transformadora na província, está ela apertaria pêlos limites que lhe são fixados pelo diminuto mercado interno e grande dificuldade de exportações. Nos fins de 1956 compreendia o fabrico de tecidos, fósforos, gás carbónico, produtos farmacêuticos, gelo, cerâmicas, conservas, óleo de coco e sabões, tapetes e cordas de cairo, além duma recente fábrica de moagem dotada de maquinaria moderna e de várias unidades de descasque de arroz. Mas tudo isto - que todavia aumenta de ano para ano - é claramente muito pouco, pois a indústria transformadora na província ainda não é mais do que um mero conjunto de actividades de restrita grandeza, e portanto de pequena projecção de vida económica da província. Trata-se, todavia, de um fenómeno económico normal, pois num pequeno território, com uma população diminuta em números absolutos, as indústrias não podem, logicamente, ser grandes.

§ 7.º

Situação da tesouraria - Comparação com a situação em 31 de Dezembro de 1954 e de 1955

(Ver quadro na imagem)

e a situação, nas mesmas datas, por estoutro:

(Ver quadro na imagem)

Posição do fundo de reserva - Comparação com os anos de 1964 e 1965 O fundo de reserva, criado pela alínea a) do artigo 76.° do Decreto n.° 17 881, de 11 de Janeiro de 1930, ascendeu a $ 9:347.161,90 em 31 de Dezembro de 1956, contra $ 10:033.507,20 na mesma data de 1955. Registou-se, portanto, uma redução de $ 685.345,30, que provém, segundo informação da província, de ter saído do fundo de reserva a importância de $ 1:000.000,01, parte da contribuição de $ 1:545.454,55 com que concorre para a execução da 1.ª fase do Plano de Fomento.

O quadro seguinte mostra a especificação dos valores que constituem o fundo de reserva e compara-os com os existentes em 31 de Dezembro de 1953, 1954 e 1955:

(Ver quadro na imagem)