No ano findo Macau importou, números redondos, 127 000 t de mercadorias, no valor de $ 87:570.000,00 (não contando com a importação de ouro), e exportou, como se viu, cerca de 37 000 t de outras mercadorias, no valor de $ 53:931.000,00, verificando-se, deste modo, um saldo negativo de $ 23:639.000,00.

De Hong-Kong e dos portos da China veio em 1956 a quase totalidade das mercadorias importadas. A metrópole só contribuiu com muito pouco e as outras províncias ultramarinas com menos ainda, segundo o quadro seguinte, em que também figuram as exportações:

(Ver quadro na imagem)

Como se constata, as exportações de Macau não silo muito mais diversificadas do que as importações. Hong-Kong, com pouco menos de quatro quintos das exportações, representa o único mercado importante das mercadorias da província.

As exportações para as outras províncias ultramarinas tendem, todavia, a intensificar-se: uma das razões que obstavam à expansão das exportações de Macau, para os restantes territórios ultramarinos portugueses era a dificuldade de obter certificados de origem. Ora, segundo o aviso de 21 de Junho de 1956 da Comissão Reguladora das Importações, os certificados de origem e os demais documentos de embarque serão entregues e negociados no banco emissor da província.

O efeito destas medidas foi e será muito favorável aos interesses da província: tendo-se tornado obrigatório o registo, na secretaria da Comissão Reguladora das Importações, das- firmas que pretendem efectuar exportações para as províncias ultramarinas portuguesas, os certificados de origem passaram a ser dados só a firmas registadas em Macau e para o» artigos manufacturados ou transformados nesta província.

Acresce que, por outro lado, as recentes medidas legislativas sobre direitos aduaneiros entre as diferentes províncias ultramarinas darão lugar a um rápido aumento das exportações, de Macau para esses mercados, com evidente benefício paira a abalada economia desta nossa província.

§ 8.º

Situação da tesouraria - Comparação com a situação em 31 da Dezembro de 1954 e de 1955

(Ver quadro na imagem)