Transporte. ...... $ 3:489.897,08

Letras descontadas sobre a praça

a menos de seis meses ............ $ 881.087,00

Letras descontadas sobre praças

diversas ainda em carteira. ....... $

Letras descontarias sobre praças

diversas em poder dos correspondentes. $ -

Letras em carteira comercial.......... $ 669,90

Sede - Reserva de liquidabilidade ....$ 3:360.000,00

Devedores gerais a menos de seis meses $ 15,60

Contas correntes e empréstimos

caucionados a menos de seis meses. ..$ 1:851.098,33

Agentes e correspondentes ........... $ 239.261,03

Valores de conta alheia ............ $ 336.957,50

Valores de conta da sede e

dependências ........... $ 251.115,50

Devedores gerais a mais de seis meses. $ -,-

Contas correntes e empréstimos a

mais de seis meses .......... .........$ -,-

Valores em conta com o Tesouro ........$ 3:536.813,58

Diversas contas. ............... $ 13:962.509,90

Total ......... $ 29:739.229,20

Passivo

Créditos exigíveis do pronto:

Emissão de notas e cédulas em

Depósitos à ordem .............. $ 666.680,60

Contas a pagar ................ $ 250,90

Letras correntes e empréstimos

caucionados-Saldos credores ......... $ -,-

Credores gerais a menos de seis meses. $ 3:384.328,95

Agentes e correspondentes ........... $ 3.228,21

Ouro metal.............. $ -,-

Depósitos a prazo............... $ -,-

Credores gerais a mais de seis meses . $ 24.783,82

Segue-se um quadro demonstrando os valores das reservas do Banco em cada um dos anos do quadriénio em estudo (1953-1956):

(Ver quadro na imagem)

Finalmente, apresenta-se um quadro onde se compara o comércio bancário havido nos quatro anos acima referidos:

(Ver quadro na imagem)

Comércio externo e balança comercial

Balanças, de pagamento Pelo quadro a seguir, elaborado segundo elementos fornecidos pelos serviços aduaneiros da província, se mostra que a balança do comércio apresenta em 1956, tal como em 1955, um saldo negativo:

(Ver quadro na imagem)

Vejamos a razão principal dos saldos negativos nos dois últimos anos.

Até 1955 era permitido aos Indonésios frequentar livremente os portos da província, onde, em troca da copra que se lhes comprava e se reexportava depois, eles nos adquiriam grandes quantidades de artigos de fácil colocação nos seus territórios.

A propósito do desaparecimento da reexportação de copra de origem indonésia, que era uma das fontes do