A estatística das importações e a tecnologia aduaneira não estão adaptadas às novas exigências e conhecimento económico - são obsoletas nas suas classificações, e a sua leitura bem pouco diz mesmo aos especialistas.

Certas importações representam perda de mercado interno e concorrência nociva - como poderá defender-se tal facto?

O Fundo de Fomento de Exportação, cujos meios enormes têm servido ao planejamento, deveria desdobrar-se e tornar-se mais dinâmico ainda, moderno e expedito.

Teria um órgão capacitado para o reclamo, o anúncio e a propaganda pela rádio e televisão, a par das técnicas actuais.

Teria outro órgão apropriado à estimulação directa e indirecta de vendas, à promoção social e à difusão, que, tilem da insistência, despertasse novos interesses e escalas de consumo.

Chego ao fim e pergunto se, um assunto que está na ordem do dia, eu não o devia deixar tombar na obscuridade e na indiferença.

Considerando a nossa posição perante o Pa is, o abandono e prerrogativas a que a si mesmo se votam certos sectores da vida mercantil, a existência dum Governo activo, obediente ao bem nacional e às luzes extraordinárias de trinta anos de direcção e responsabilidade duma personalidade de grande e feliz excepção, creio que fiz bem, que cumpri com o dever da hora presente, trazendo uma argumentação diversa daquelas que têm sido expostas ao Pais e que uma espécie de optimismo liberal e de discutível cooperação internacional facilmente impõem, mas nem sempre convencem.

Tenho dito.

Vozes: - Muito bem, muito bem !

O orador foi muito cumprimentado.

O Sor. Presidente: - Vou encerrar a sessão. Amanhã haverá sessão, à hora regimental, com a mesma ordem do dia da de hoje.

Está encerrada a sessão.

Eram 19 horas e 45 minutos.

Sr s. Deputados que faltaram à sessão:

Antão Santos da Cunha.

César Henrique Moreira Baptista.

Francisco José Vasques Tenreiro.

Manuel Cerqueira Cromes.