tira, por certo, em defender a expansão dos estados estatísticos em Portugal.
A terceira questão relaciona-se com a sociologia.
Ciência jovem - de Durkheim aos nossos dias vai um século -, por vezes de contornos não inteiramente definidos, comporta um grau de sedução e essencialidade na vida moderna, bem patente na difusão que tão rapidamente conquistou.
Que eu saiba, existem nos Estados Unidos cerca de cinquenta escolas superiores onde se professa o ensino da sociologia. Mesmo nos países onde não existem Faculdades de Sociologia, o estudo deste ramo de ensino tem ganho as melhores atenções. Exemplifique-se com a França e a Espanha.
Assim, no primeiro destes países, embora não exista um instituto de ensino superior consagrado exclusivamente ao estudo da sociologia, este estudo ganha as melhores atenções, como passamos a demonstrar:
1) As Faculdades de Direito e Ciências Económicas apresentam um acentuado carácter sociológico nas matérias referentes às seguintes cadeiras:
História das Instituições e Factos Sociais (1.º e 2.º anos);
Método da Ciência Política (3.º ano);
Vida Política Francesa Contemporânea (3.º ano).
No doutoramento acentua-se essa mesma atenção nos cursos de:
Vida Política na França e no Estrangeiro;
História do Trabalho;
Sociologia Jurídica.
3) No Colégio de França figuram as seguintes disciplinas:
Análise dos Factos Económicos e Sociais (Prof. Perroux);
História do Trabalho;
História e Estrutura Sociais de Paris e da Região Parisiense (Prof. Chevallier);
Sociologia Muçulmana (Prof. Laoust).
5) Na Escola Prática dos Altos Estudos, da Sorbona, existe uma secção de Ciências Económicas e Sociais, com seminários de estudo para sociologia geral, sociologia étnica, sociologia das civilizações antigas, sociologia da África Negra, sociologia das sociedades autóctones do mundo mulçumano, da América e da índia, sociologia da arte, bem como secções de sociologia industrial, jurídica, religiosa, política, etc.
Refiram-se ainda o Instituto Nacional de Estudos Demográficos e a Associação Francesa de Ciências Políticas, a que está ligado o nome de André Siegfried.
Acentue-se finalmente a Escola Nacional de Administração, onde o ensino tem implicações sociológicas, e a Escola de Altos Estudos Sociais, onde existe um centro de investigações e estudo sobre os métodos de pesquisa para as questões políticas e sociais.
Na vizinha Espanha o estudo da sociologia ganha relevo na Faculdade de Ciências Políticas e Económicas.
Por sua vez o Ministério do Trabalho criou a Escola de Estudos Sociais, cuja missão consiste em «desenvolver a consciência, cultura e técnica social de quantos se destinem ao exercício das funções administrativas, jurídicas, económicas e sociais nos organismos dependentes daquele Ministério«. (Ordem de 2(J de Dezembro de 1941).
Seria indesculpável omissão da nossa parte esquecer as atenções dedicadas nos últimos anos à sociologia em Portugal. Para lá do Instituto Superior de Estudos Ultramarinos e centros de estudo do Ministério do Ultramar, verifica-se nas últimas reformas das Faculdades uma preocupação por estas matérias.
Mesmo fora das escolas constitui para mim grato prazer salientar aqui as preocupações demonstradas pelo Ministério das Corporações ou ainda a actuação do Centro de Estudos Político-Sociais da União Nacional.
Aproveito este ensejo para testemunhar ao nosso ilustre colega engenheiro Camilo de Mendonça a muita admiração que sentimos pelas suas excepcionais qualidades de inteligência, vastidão de cultura e espirito de actividade, tudo posto ao serviço do referido Centro, o qual já hoje representa papel saliente na vida nacional.
Vozes: - Muito bem, muito bem!
O Orador: - Creio, porém, impor-se a criação duma Faculdade de Sociologia em Portugal. Importa um conhecimento da estrutura do povo português, uma melhor atenção ao processo histórico e realidades sociais das parcelas dispersas pelo mundo lusíada, enfim, uma utilização da sociologia como elemento formativo dos que hão-de servir nos vários sectores da comunidade nacional.
Sr. Presidente, Srs. Deputados: tem-se revelado ultimamente entre nós a preocupação da importância que reveste a avaliação global do produto dos nossos impostos.
O Prof. Teixeira Ribeiro, num notável trabalho apresentado no 2.º Congresso dos Economistas Portugueses («Industrialização e Política Fiscal»), procurou, para 1054, estabelecer neste assunto, ao menos, uma simples ordem de grandeza.
Assim, alinhou os seguintes números, em milhares de contos:
Contribuições para a providencia
(compreendida a dos funcionários) e abono de família ...... 1 300
Contribuição para os organismos
Destes 8,5 milhões de contos, 4 a 4,5 seriam de impostos sobre o rendimento, cerca de 0,5 de impostos sobre o património e 3,5 a 4 de impostos sobre o consumo.
O total de 8,5 milhões de contos representaria 17 por cento do produto nacional bruto aos preços do mercado, o que não seria no seu conjunto excessivo, não significando, «claro está, que não tenha sido excessiva a tributação de muitos contribuintes.