Sessão solene da posse de Sua Excelência o Senhor Presidente da República

Sob a presidência de S. Ex.ª o Sr. Contra-Almirante Américo Deus Rodrigues Tomás, Presidente da República Portuguesa, que tinha à sua direita SS. Ex.ªs os Srs. Doutor António de Oliveira Salazar, Presidente do Conselho, e Dr. Luís Supico Pinto, Presidente da Câmara Corporativa, e à esquerda SS. Ex.ªs os Srs. Dr. Albino Soares Pinto dos Reis Júnior, Presidente da Assembleia Nacional, e Dr. António Cândido da Cruz Alvura, Presidente do Supremo Tribunal de Justiça, efectuou-se na sala das sessões da Assembleia Nacional a sessão solene da posse e compromisso constitucional do Chefe do Estado.

Estavam presentes, além dos Srs. Deputados e Dignos Procuradores, SS. Ex.ªs os Srs. Ministros da Presidência, da Defesa Nacional, das Finanças, da Justiça, do Interior, da Educação Nacional, dos Negócios Estrangeiros, da Economia, das Comunicações, das Obras Públicas, do Ultramar e das Corporações e Previdência Social e Subsecretários de Estado da Agricultura, da Assistência Social, do Comércio e Indústria, do Exército, da Aeronáutica, do Ultramar, da Educação Nacional, das Obras Públicas, do Orçamento e do Tesouro e altas autoridades.

Estavam também presentes S. E. o Cardeal-Patriarca de Lisboa, o Corpo Diplomático acreditado em Lisboa, a Sr.ª D. Gertrudes Rodrigues Tomás, esposa do Chefe do Estado, e as esposas de S. Ex.ªs o Presidente da Câmara Corporativa e de SS. Ex.ªs os Ministros e Subsecretários de Estado e uma delegação da Federação das Associações da Colónia Portuguesa do Brasil. Nas galerias principais viam-se os governadores civis, presidentes de municípios, adidos militares, navais, aeronáuticos e de imprensa estrangeiros e muitas das pessoas de maior relevo na sociedade portuguesa.

Às 10 horas e 30 minutos deu entrada na sala S. Ex.ª o Presidente da República. O cortejo abria com dois secretários do Protocolo de Estado, seguidos dos oficiais ns ordens do Chefe do Estado; do secretário da Assembleia, Nacional. Sr. Costa Brochado, ladeado pelos Srs. Drs. Carreiro de Freitas e coronel Esmeraldo de Carvalhais, respectivamente chefe do Protocolo do Estado e adjunto do Protocolo na Presidência do Conselho.

Após S. Ex.ª o Presidente da República iam SS. Ex.ªs os Srs. Presidentes do Conselho e da Câmara Corporativa, Presidentes da Assembleia Nacional e do Supremo Tribunal de Justiça e as deputações da Assembleia, Nacional e da Câmara Corporativa, constituídas pelos Srs. Deputados Mário de Figueiredo, José Soares da Fonseca, Cotta Morais, Paulo Rodrigues e Júlio Evangelista e pelos Dignos Procuradores Augusto Cancella de Abreu, Vasco Lopes Alves, Júlio da Cruz Ramos, João Ubach Chaves e Mário Pedro Gonçalves, e o secretário da Presidência da República, ladeado pelos Srs. Chefe da Casa Militar e ajudante de campo de S. Ex.ª o Presidente da República.

Constituída a Mesa, o Sr. Presidente da Assembleia Nacional declarou aberta a sessão em nome do Chefe do Estado, acrescentando:

O Sr. Presidente da República vai prestar juramento segundo a fórmula constitucional.

O Sr. Contra-Almirante Américo Tomás, erguendo-se, proferiu a fórmula do juramento constitucional perante a Assembleia, com toda a assistência de pé:

Juro manter e cumprir leal e firmemente a Constituição da República, observar as leis, promover o bem geral da Nação, sustentar e defender a integridade e a independência da Pátria Portuguesa.

Vibrante salva de palmas.

O Sr. Presidente da Assembleia concedeu então a palavra ao Sr. Deputado Américo da Costa Ramalho, para apresentar a S. Ex.ª o Sr. Presidente da República as saudações e cumprimentos das duas Câmaras.