foram gastos 700 000 contos também1. A média anual de novos pedidos aos CTT é de dez mil, com tendência para aumentar.

d) A ponte sobre o Tejo, ligando por meio contínuo as duas margens do rio em frente de Lisboa, assume relevo excepcional, independentemente mesmo das enormes vantagens económicas trazidas por tão grande empreendimento. Não é difícil prever que dará à capital uma fisionomia nova, permitindo-lhe que tome na foz do Tejo o seu verdadeiro e majestoso lugar. Ligado ao empreendimento ao II Plano de Fomento, dará a este relevância transcendente. Trata-se, porventura, na ordem espectacular, da mais vistosa das suas realizações. Onde há, com efeito, no mundo, cenário mais empolgante para servir de fundo a uma obra de engenharia de igual volume?

O projecto enumera três soluções-tipo:

1) Ou uma ponte suspensa (para a ligação rodoviária) e túnel em vala dragada (para a ligação ferroviária);

2) Ou túneis em valas dragadas para ambas as soluções;

3) Ou ponte suspensa para tráfego misto.

O projecto do Plano adopta a primeira solução, a decompor em duas fases: primeiro a ponte, depois o túnel. A ponte custaria l 580 000 coutos (ponte suspensa: 1 380 000 contos; estradas de acesso: 200 000 contos)2. Só a ponte seria integrada no Plano. O túnel, a fazer depois, demandará um dispêndio de l 100 000 contos (túnel: 830 000 contos; linhas ferroviárias terrestres: 270 000 contos). No Plano inscreve-se a verba de l 500 000 contos, sendo 60 000 contos através do Orçamento Geral do Estado e o restante com recurso ao crédito externo, condicionando assim a inclusão da obra no programa do investimento. Investigação e ensino técnico

28. Reporta-se o último capítulo do Plano, na parte referente à metrópole, à investigação e ensino técnico.

a) Investigação aplicada. - O reconhecimento entre nós, por um lado, da interdependência estreita entre a investigação e o desenvolvimento económico e, por outro, da carência de investigadores levou a que no actual Plano se considerasse uma investigação orientada para fins práticos imediatos, ou sejam as próprias realizações do Plano3.

São as seguintes as espécies previstas e disseminadas no Plano, aqui reunidas:

1) Investigação aplicada ao fomento agrário. - Problema de estudo mais instante: adaptação ao regadio das terras dominadas pelos aproveitamentos hidroagrícolas. Outros objectos de investigação: estabelecimento da dimensão social e economicamente óptima de exploração rural; conservação, correcção e fertilização mineral e orgânica dos solos, defesa

1 Verba inicial 300 000 contos: verba proveniente da revisão de 1955, 300 000 contos, e 100 000 contos de excedente previsto. Fontes de financiamento: autofinanciamento e empréstimo.

2 Verba que poderia ser reduzida a 110 000 contos, se se considerarem por agora só as vias de acesso directo.

3 A investigação pura, dado o seu âmbito mais vasto e a exigência de prazos mais dilatados para o seu desenvolvimento - características estas que não se acomodam a natureza do planeamento proposto -, terá de ser enquadrada numa política geral de fomento cultural, em estreite coordenação com a investigação aplicada. De resto, nem toda a investigação aplicada é aqui incluída, mas apenas a que se refere a tarefas concretamente relacionadas com realizações previstos no Plano e que não esteja assegurada por programas em curso (cf. projecto do Plano, capitulo vi, § 1.º, n.º 1).

os estudos análogos empreendidos nos laboratórios das Faculdades de Medicina. Sem qualquer investimento previsto no Plano.

6) Investigação aplicada ao fomento mineiro. - Prevista a aceleração dos trabalhos relativos à carta geológica (escala l: 50000). Vide nosso comentário à base xiv. Vários estudos previstos para a beneficiação ou aproveitamento industrial dos minérios portugueses2. Considerada a criação de instalações adequadas no Porto3, bem como a formação de pessoal competente. Investimento: 42 000 contos4.

7} Investigação aplicada ao fomento industrial. - Abrangendo: apoio das indústrias existentes através de estudos de tecnologia, de organização científica do trabalho e de economia; assistência técnica ás indústrias em reorganização (a realizar no quadro do novo Instituto Nacional de Investigação Industrial). Para dar conta da sua relevância, ver nosso comentário às bases VII e VIII. Importância a gastar: 80 000 contos.

8) Investigação aplicada à construção civil. - Em funcionamento no Laboratório Nacional de Engenharia Civil. Seus objectivos:

a) Prosseguir nos trabalhos conducentes a uma melhoria do nível técnico, da eficiência produtiva e da redução do custo das obras de engenharia civil;

b) Proceder a estudos e investigação originais, especialmente quanto a estruturas, processos de construção, física das construções, madeiras e materiais diversos a empregar. A Fundação Gulbenkian contribuiu para essas instalações, cujo pleno funcionamento será assim assegurado. Soma a investir: 36 000 contos.

Total dos investimentos para a investigação aplicada: 230 000 contos.

1 Grande parte da qual constituída por matéria-prima ou por artigos com reduzida incorporação de trabalhos rurais.

2 Principalmente do ferro, combustíveis ou castinas.

3 A maior parte do equipamento já existente foi recebida ao abrigo da ajuda directa Marshall.

4 Laboratórios e oficinas de ensaio, 12 500 contos; estudos (incluindo formação do pessoal), 19 500 contos; conclusão da carta geológica, 10 000 contos.