Nota. - Para a campanha do 1957-1958 a quantidade de trigo seleccionada elevou-se já a 17 000 t.

Do exame deste quadro ressalta, também, o substancial aumento da produção de trigo registado no último quinquénio considerado, que, aliás, não é ainda em quantidade suficiente para as necessidades do País, avaliadas em cerca de 700 000 t, das quais 500 000 t, destinadas ao consumo público e 200 000 t às casas agrícolas, alimentação e sementeira. Em pão consomem-se também cerca de 260 000 t de milho e 120 000 t de centeio.

Convém, no entanto, desde já afirmar que, apesar das condições desfavoráveis em que a cultura do trigo é praticada por muitos, com os inconvenientes de ordem técnica e económica geralmente conhecidos, a sua substituição não se fará com a facilidade que seria de admitir, desde que as culturas a introduzir não ofereçam as mesmas garantias de preço, escoamento e pagamento que os produtores de trigo usufruem.

b) É manifesto que a constituição de pomares especializados é indispensável para permitir o êxito técnico e comercial da fruticultura e, nomea damente, a homogeneidade de produtos indispensável à conquista e manutenção dos mercados externos. Assim o entendeu o Governo quando, pelo Decreto n.º 25 327, de 14 de Maio de 1935, regulamentou o estabelecimento dos «pomares industriais». Mas não se deve esquecer que, dadas as características da nossa estrutura agrária e o interesse que quem quer que possua dois palmos de terra dispensa às árvores de fruto, há sempre que contar em larga escala com os pomares de amador, que constituem ainda hoje a base da nossa exploração frutícola.

Assim o demonstra o estudo recentemente elaborado pelo Instituto Nacional de Estatística sobre a existência de árvores de fruto nas explorações agrícolas em 1954 e de que recolhemos os seguintes elucidativos números:

Idem com árvores de fruto e oliveiras....711 861

Idem com árvores e oliveiras dispersas...421 504

Número de árvores de fruto existentes 33 304 804

E discriminando, por espécies, as fruteiras obtêm-se os seguintes números por ordem de grandeza:

Parece ter interesse apresentar uma síntese do que se tem feito até agora quanto a pomares industriais em vinte anos e há que confessar que os números não correspondem por certo aos objectivos do legislador. São mais optimistas as previsões quanto aos trabalhos agora em curso, mas os factos aconselham a que se dedique a este problema mais cuidadosa atenção, dado o número ainda muito limitado destes pomares e a projecção que podem ter na comercialização das frutas e na exportação a existência de pomares especializados.