A secção não pode deixar de dar a sua aprovação ao que se propõe, e, sem, deixar de ter em conta outras necessidades de manifesta urgência nos de mais sectores da vida do País, de fazer votos para que o projecto, na sua plenitude, possa ser executado o mais rapidamente possível. Se bem que não se trate precisamente ide um investimento de base, parece-nos que seria este o momento de fazer referência a um aspecto fundamental para o fomento da agricultura a que o projecto não alude-o crédito agrícola, nomeadamente na modalidade individual.

Na realidade, afigura-se à secção que se deve considerar, a par com as realizações materiais previstas no projecto, o crédito agrícola e a comercialização dos produtos. Vai-se ao ponto mesmo de dizer que, se por um lado a valorização do solo e o incremento da produção devem constituir um grupo de objectivos, outro grupo não menos importante, dada a fragilidade de meios da parte mais numerosa dos produtores, será constituído pelo amparo económico - crédito agrícola, armazenagem e distribuição dos produtos. Dá o projecto largo e merecido desenvolvimento ao problema de armazenagem, fulcro da distribuição e comercialização.

Mas, por se considerar fora do âmbito do plano, apenas se alude ao crédito através do que é concedido pela Lei dos Melhoramentos Agrícolas.

Por isso parece não ficar deslocado o seguinte pequeno comentário.

Segundo o relatório de 1957 da Caixa Geral de Depósitos, Crédito e Previdência, os financiamentos a organismos corporativos e de coordenação económica têm evoluído da seguinte forma:

Contos

o que tem permitido a sua larga intervenção na regularização dos mercados.

Por sua vez, o crédito agrícola individual e mútuo através da Caixa Nacional de Crédito e das caixas de crédito agrícola mútuo é representado pelos seguintes números:

Contos

O quadro que segue mostra a distribuição destas importâncias, por províncias:

(a) Não inclui arrematações.

Se se examinar agora, por produtos, a forma como tem sido feito o auxílio financeiro pela Caixa Nacional de Crédito obtêm-se os seguintes números:

A posição dos empréstimos das caixas de crédito agrícola mútuo à lavoura no fim dos quatro últimos anos encontra-se retratada no quadro seguinte.