Finalmente, os saldos, em contos, existentes no fim dos cinco últimos anos nas diferentes rubricas relativos a operação do crédito agrícola individual foram os seguintes:

Além do crédito da banca privada, figura o das organizações comerciais e dos particulares, nas normas legais, e nomeadamente nas regiões da pequena propriedade ainda se verificam correntemente casos de usura. Se o juro dos organismos oficiais é, em regra, de 4 por cento e o das operações particulares de 7 por cento, não há muito tempo ainda um jornal de um dos mais importantes concelhos agrícolas do Sul afirmava que a lavoura estava nas mãos da usura, pagando-se juros de 15 a 100 por cento.

E é do conhecimento geral que, por exemplo, as grandes empresas de adubos químicos, além de facilitarem o pagamento dos fertilizantes a prazos inéditos em normas comerciais, têm fornecido créditos à lavoura que nalguns casos ultrapassam mais de uma centena de milhares de contos. Grande parte das dificuldades que a lavoura regista não depende apenas de não serem considerados remunerados os preços atingidos pelos produtos, mas sim da forma como obtém os recursos financeiros e como comercializa as suas colheitas.

Apenas quanto à cultura do trigo o problema está clarificado: recorre ao crédito através dos empréstimos da a campanha do trigo", que a Caixa Geral de Depósitos e as caixas de crédito agrícola mútuo lhe facilitam nas melhores normas; tem garantido o preço do produto, o pagamento a pronto e não tem quaisquer preocupações com a comercialização. Para este ciclo completo conta com a intervenção da Federação Nacional dos Produtores de Trigo, organismo que agora completa vinte e cinco anos de actividade. E se quanto ao arroz as dificuldades são limitadas, dadas as norma(r) da comercialização, já quanto aos outros produtos, mesmo aqueles que têm a faculdade de ser parcialmente retirados do mercado ou uma garantia de preço mínimo, em grande número de casos a colheita é vendida com antecipação a preços com larga margem de garantia para o adquirente, por o lavrador t precisar de fazer dinheiro". E o que se passa quanto aos pomares vendidos sem flora ou com a fruta na árvore", por valores largamente inferiores aos treais, quanto à batata, quanto ao milho e cereais secundários transaccionados ainda antes da ceifa. E a necessidade ou o hábito radicaram-se de tal forma que são os explorados que se irmanam- com os exploradores na contravenção de disposições tendentes a libertar a lavoura destes pesados tributos.

E parece elucidativo apresentar alguns números que retratam a marcante evolução em Espanha do crédito agrícola através do serviço próprio do Ministério da Agricultura

(Milhões de pesetas)

independentemente dos empréstimos concedidos pelas secções de crédito das Hermandades de Lavradores y Ganaderos (grémios da lavoura) e outras organizações rurais.

No primeiro quinquénio de actividade (1952-1957) do "Piano Dodecennale Agricolo" as 71 instituições italianas de crédito fizeram financiamentos no valor de 156 biliões de liras, com a seguinte finalidade:

Biliões de Liras

Para compra de máquinas agrícolas ....... 80

Para a implantação de regadios .......... 8

Para a construção de edifícios rurais ... 68

Na reunião do III Congresso Internacional do Crédito Agrícola, que teve lugar em Paris em Outubro de 1957, considerou-se, entre outros temas, o crédito para a mecanização agrícola, a ajuda aos agricultores jovens, o auxílio para as migrações rurais, o emparcelamento e a comercialização dos produtos agrícolas, além dos problemas de crédito propriamente ditos, como meios de eficaz auxílio económico à lavoura, e afirmou-se que é necessário dar à agricultura de cada país uma rentabilidade suficiente para garantir aos agricultores um