uma linha directa, de cerca de 1400 km, que, partindo da baía dos Tigres, corra ao longo da fronteira e atravesse esta no rio Guando, próximo de Luiana, e a de uma linha que ligue a baía dos Tigres ao caminho de ferro de Moçâmedes, por prolongamento do ramal du Chibia, com o desenvolvimento de uns 467 km entre a baía dos Tigres e Sá da Bandeira, passando no território de Angola por Chiange e Oncocua.
Esta solução daria ao caminho de ferro de Moçâmedes duas saídas para o Atlântico: Moçâmedes, a distância de 248 km de Sá da Bandeira, e baia dos Tigres, u distância de 467 km de Sá da Bandeira.
Quilómetros
Em Moçambique todos os caminhos de ferro são do Estado.
(a) Bitola de 1,067 m, excepto em 90 km da linha de Gaza. cuja bitola é de 0,75 m.
Em apontamento, relativo aos caminhos de ferro de Moçambique registam-se três datas de significado histórico: a da arrancada, em 1874, com o caminho de ferro de Ressano Garcia; a da compra do caminho de ferro da Beira, em 1949, e a da autorização do caminho de ferro do Limpopo,- em 1951.
1874 - Vem de Novembro de 1874 a primeira diligência para a construção deste caminho de ferro, constituída pelo contrato firmado em Londres pelo representante de Portugal e por George Pigot Moodie, cidadão da República Sul-Áfricana, mas o assunto não teve sequência proveitosa.
Em Abril de 1876 foi publicada uma lei de Andrade Corvo a autorizar a construção de um caminho de ferro de Lourenço Marques ao Transval e novo contrato se celebrou então com o referido Moodie.
O segundo contraio teve ;i sorte do primeiro. Não foi cumprido e foi rescindido em Dezembro de 1883, concedendo-se a Edward Mac Murdo, cidadão americano, a concessão para a construção.
Mac Murdo constituiu para o fim a Companhia Portuguesa do Caminho de Ferro de Lourenço Marques ao Transval, com sede em Londres, a qual, de conta da Delagoa Bay aud South África a Railway Company, Ltd., fez a emissão de obrigações até 700 000 libras.
A construção arrastou-se e quando estava cerca do quilómetro 80 houve que rescindir o contrato, por falta de cumprimento, concluindo o Estado a obra por administração directa.
1949 - Em 7 de Abril de 1949 o Estado comprou à Beira Railway, por 372 785 contos, o caminho de ferro da Beira, explorado pela administrarão da Rhodesia
1951 - Em 17 de Agosto de 1951 foi autorizada a construção do caminho de ferro do Limpopo, cujos trabalhos de assentamento da linha começaram em Maio de 1953.
A exploração provisória iniciou-se em Agosto de 1955 e a inauguração, com a ponte-barragem do Limpopo, ocorreu em Agosto de 1956. Duas mensagens ficarão na história deste caminho de ferro:
Uma de Lord Malvern, Primeiro-Ministro da Federação das Rodésias e Niassalândia, para Salazar, dizendo:
A nova linha de caminho de ferro que liga a Federação das Rodésias e da Niassalândia ao porto de Lourenço Marques abre hoje ao tráfego. Esta linha, que levou quase três anos a construir, e que da nossa parte custou cerca de 10 milhões de libras, proporcionará aos produtos da Rodésia uma nova saída paru o mar e um porto adicional, através do qual transitarão mercadorias para fazer face às rapidamente progressivas necessidades do nosso povo. Ë este um acontecimento de profundo significado no desenvolvimento económico das Rodésias e da Niassalândia ...
Outra de Salazar, que deu a autorização de 17 de Agosto de 1951, respondendo:
Em poucos casos se terá visto mais notável exemplo de compreensão e absoluta confiança entre governos e territórios vizinhos na realização de empreendimentos de interesse comum. Sem outros títulos mais que o reconhecimento das necessidades, lançámo-nos, uns e outros, a estudos e trabalhos, cujo custo ascendia a somas muito elevadas, e não só conseguimos satisfazer o desejo comum de iniciar o tráfego em fins de 1955 ou princípios de 1956 como pudemos ganhar alguns meses, mercê da competência e entusiasmo com que dos dois lados se atacou a resolução deste problema.
Contos
2) Continuação do caminho de ferro de Marracuene até à Maníaca ... 50 000
1 Na revisão do I Plano de Fomento em 1955 a continuação do caminho de ferro de Tete foi eliminada.