2.º Concessão provisória - a partir do reembolso dos gados em espécie;

3.º Concessão definitiva e início do reembolso do valor das obras de rega, da casa e dependências - a partir da liquidação do abono para mobiliário, alfaias agrícolas, sementes e insecticidas.

Os indígenas sem cidadania entregam ao Estado, para custeio dos encargos com a exploração do regadio, um quinto do valor actual das produções.

Quer no Limpopo, quer no Cunene, os reembolsos têm sido feitos com a maior regularidade e desde início, entrando o produto cobrado na tesouraria da província.

Sobre o assunto e, assim, sobre a economia destes colonatos, baseada na exploração da terra irrigada, parece ter interesse o registo dos apontamentos seguintes:

As primeiras famílias de colonos europeus instaladas no Limpopo e no Cunene chegaram aos colonatos em 1954.

No Limpopo, desde 1954 a 1956, o Estado abonou aos colonos instalados 1123 contos para mobiliário, alfaias agrícolas, sementes e insecticidas. O resultado económico da exploração individual permitiu aos colonos a amortização de 30 por cento logo no fecho do ano de 1956. No Cunene deu-se ocorrência semelhante.

Às explorações-base no Limpopo são: o trigo, com produções médias de 1400 kg por hectare e peso específico elevado; o algodão de fibra longa (egípcio), com médias de produção da casa dos 1100 kg por hectare; os alimentos para o agregado familiar, para venda local e em Lourenço Marques e para a recria de suínos e galináceos têm constituído apreciável fonte de receita do casal, e o gado bovino de leite e para abate em Loureço Marques, cuja recria tem nos luzernais comunitários apoio valioso, explorados estes pelas associações de regantes.

A exploração do regadio é feita de modo intensivo, com duas colheitas na mesma terra e rotações, afolhamentos convenientes, apoiados na matéria orgânica dos gados estabulados e nas nitreiras das glebas.

No Cunene o regime da exploração é similar, somente o algodão de fibra longa foi substituído pelo tabaco tipo rodesiano e da Niassalândia, preparado em instalação de capacidade horária igual a 500 kg.

O algodão de fibra longa do Limpopo foi classificado pelo Centro de Investigação Científica Algodoeira (CICA), em Set embro de 1056, pelo modo seguinte: .

O programa de colonização do Limpopo para a ocupação e exploração de 31 000 ha de regadio pode apresentar-se como a seguir se indica, quanto a despesas e áreas de regadio e sequeiro:

I Plano de Fomento Investimento total - 47 000 contos.

2) Colonos europeus - 250 famílias.

a) Terras irrigadas a 4 há por família, mais 0,5

b) Terras de sequeiro para a recria de gaios e culturas Colonos indígenas - 1930 famílias Terras irrigadas para fruição, a 2 ha por família ................... 3 960

b) Terras irrigadas complementares da área de a) para conceder

quando os colonos obtenham a cidadania, mais 2,5 ha por família ...... 4 825

c) Terras de sequeiro para a recria de gados e culturas

d) Terras de sequeiro para a recria de gados e culturas de

pascigo, complemento de c), a conceder quando os colonos

II Plano de Fomento Investimentos:

c) Assistência a 1910 famílias de colonos indígenas na

preparação das terras, assistência técnica ao colonato

misto através das suas associações de regantes, instalação

de uma escola de feitores ou práticos agrícolas junto do posto de

culturas regadas e encargos de administração ............ 60 000 Colonos europeus - 2750 famílias: Terras irrigadas, a 4,5 ha por família.................... 12 375

b) Terras de sequeiro para a recria de gados e culturas de Colonos indígenas - 1910 famílias: a) Terras irrigadas:

I) Fruição antes da cidadania, a 2 há por família............ 3 920

II) Complemento de I) a conceder depois de obtida

a cidadania, 2,5 há por família.............................. 4 775 Terras de sequeiro para a recria de gado e culturas de pascigos:

II) Complemento de I) a conceder depois da