bilidade da obra projectada. Como Deputado por Coimbra, interessa-me não só vê-la realizada o mais ràpidamente possível, mas também que o seja por quem já tenha dado provas de competência na execução doutras, por quem a ela tenha direitos assegurados e por quem possa dar a Coimbra o desenvolvimento que pode dar-lhe uma empresa que ali tenha a sua sede, o seu pessoal e tudo o mais que respeita a uma grande organização.

Confiamos na elasticidade do programa e no alto interesse do Governo e albergamos a esperança de poder ver encetados durante este sexénio as obras de regularização das enchentes do aproveitamento hidroeléctrico e da riqueza hidroagrícola do mais importante rio inteiramente português.

Com isso se prende também a resolução de alguns problemas respeitantes ao porto da Figueira da Foz; mas como não quero roubar ao meu colega Munoz de Oliveira a oportunidade de tratar destes assuntos, não me ocuparei deles nesta sessão.

Dentro do plano para a electrificação dos caminhos de ferro está prevista para este II Plano de Fomento a continuação da electrificação da linha do Norte, desde o Entroncamento até ao Porto, e o seu prosseguimento até Ermesinde.

Escusado será encarecer a importância da continuação das obras destinadas a reorganizar o sistema de transporte ferroviário, que tão intensamente se há-de fazer sentir na economia da Nação, na comodidade e na facilidade para o público e na própria administração da exploração. O que durante a execução do I Plano se conseguiu em matéria de renovação da via, de substituição de pontes e de electrificação constitui um esforço deveras notável. Os l 300 000 contos que agora se lhes destinam neste II Plano de Fomento dão bem conta das preocupações do Governo quanto à necessidade de transformação do nosso sistema ferroviário.

Lamento, no entanto, que as ligações de Coimbra com a Figueira da Foz e com a Lousa não possam ser melhoradas durante a execução deste II es para que a electrificação deste troço de via se faça sem demora.

Sr. Presidente: vou concluir as minhas considerações com a afirmação da minha mais franca admiração pela concepção deste II Plano de Fomento e com a esperança de que da sua execução resultem frutuosos benefícios para o País. Aprovo-o na generalidade e espero que a elasticidade que ele contém e a dedicação dos que o hão-de executar encontrem forma de dar satisfação a tantos anseios que aqui foram expressos, a bem da Nação.

Tenho dito.

Vozes: - Muito bem, muito bem!

O orador foi muito cumprimentado.

O Sr. Presidente: - Vou encerrar a sessão.

Amanhã haverá sessão, à hora regimental, com a mesma ordem do dia.

Está encerrada a sessão.

Eram 18 horas e 30 minutos.

Srs. Deputados que faltaram à sessão:

Adriano Duarte Silva.

Agnelo Orneias do Rego.

Alberto Cruz.

Alberto Henriques de Araújo.

Alfredo Rodrigues dos Santos Júnior.

Antão Santos da Cunha.

Augusto César Cerqueira Genes.

Augusto Duarte Henriques Simões.

Belchior Cardoso da Costa.

Carlos Coelho.

Castilho Serpa do Rosário Noronha.

Duarte Pinto de Carvalho Freitas do Amaral.

Fernando António Munoz de Oliveira.

João da Assunção da Cunha Valença.

João Cerveira Pinto.

José Gonçalves de Araújo Novo.

José Guilherme de Melo e Castro.

Laurénio Cota Morais dos Reis.

Luís Maria da Silva Lima Foleiro.

Manuel Cerqueira Gomes.

Manuel Luís Fernandes.

Manuel Maria Sarmento Rodrigues.

Manuel Nunes Fernandes.

Manuel Tarujo de Almeida.

Purxotoma Ramanata Quenin.

Urgel Abílio Horta.