Nota. - Estes valores da produção em ano muito seco contam apenas com 65 MW térmicos das centrais antigas. Como podemos utilizar mais de 65 M W térmicos, o saldo da produção mínima sobre o consumo mínimo poderá ser da ordem dos 200 milhões, mesmo em ano muito seco, e de bastante mais nos outros anos.

No período de 1963 a 1965, se for feita a sobreposição do Alto Rabagão, Bemposta e 2.º grupo térmico da Tapada do Outeiro, teremos capacidade de produção a mais.

Isto será evitado «e procedermos a um desfasamento.

Para Bemposta e Alto Rabagão já foi dado o primeiro passo, no sentido da realização das obras. As concessionárias Hidouro e Hica receberam investimentos do I Plano de Fomento e estão a proceder aos trabalhos preliminares. Estas obras dão trabalho a muita gente, a quem se não exige grande especialização.

Quanto à ampliação da térmica da Tapada do Outeiro, não foi dado ainda nenhum investimento nem tomado nenhum compromisso; as obras desta ampliação dão trabalho a pouca gente, à qual se exige já maior especialização.

Para o Alto Rabagão o enchimento da albufeira durante a elevação da barragem, como foi feito para Paradela, garantirá com segurança a energia considerada no quadro III. É de interesse salientar ainda que o Alto Rabagão é um aproveit amento realizado só em território nacional.

Bemposta fornece o contingente garantido em ano muito seco (probabilidade de repetição de 2 por cento) é na grande maioria dos anos produz grandes contingentes de energia não permanente, que permitirá longa laboração às electroquímicas e aos outros consumidores de energia não permanente e, possivelmente, até a sua exportação para França. Como é um aproveitamento situado no troço internacional do rio (a galeria de derivação fica na margem espanhola), o andamento dos trabalhos beneficiará da simultaneidade das suas obras com as da central espanhola de Aldeiadavilla, para facilitar a solução pelas empresas de muitos problemas locais que surgem em obras desta envergadura e de assuntos que possam conduzir a interferências de qualquer espécie entre os aproveitamentos das duas empresas.

Acontece ainda que com o enchimento de Aldeiadavilla, que estava previsto para meados de 1961, o seu regolfo atinge o local dos trabalhos da Bemposta, o que encarecerá e dificultará as suas obras, se algumas delas forem proteladas para depois do enchimento de Aldeiadavilla.

A hipótese da Câmara Corporativa de que o adiamento da Bemposta poderia facilitar a utilização no seu estaleiro do equipamento de Miranda não tem aplicação ; o equipamento de Miranda já fez cinco aproveitamentos, está envelhecido física e funcionalmente e as exigências das obras da Bemposta são diferentes das de Miranda no referente a qualidade e tipo de estaleiro.

Por estas razões incluímos no quadro III Bemposta antes do Alto Rabagão.

A entrada em serviço do Alto Rabagão e do 2.º grupo da Tapada do Outeiro indicada no quadro III permite passar para o III Plano de Fomento uma parte dos investimentos do transporte. Voltaremos ao assunto mais adiante, .ao tratar do financiamento.

O atraso do 2.º grupo da Tapada do Outeiro para princípio de 1966 não afecta a segurança do sistema.

Actualmente temos instalada uma potência térmica de 113,4 MW de centrais com certo uso e teremos no fim do ano corrente mais 50 MW do 1.º grupo da Tapada do Outeiro, a inaugurar brevemente.

Se as centrais da Bemposta e Alto Rabagão entrarem em serviço antes do 2.º grupo da Tapada do Outeiro, a produção garantida no quadro II (coluna com 1.º grupo da T. O.) obtém-se pondo em marcha 45 MW (da central nova) + 65 MW (das centrais usadas).

Se o 2.º grupo, da Tapada do Outeiro anteceder Bemposta e o Alto Rabagão, recorreremos, para satisfazer a produção garantida (coluna com dois. grupos T., O.), a 45 MW (1.º grupo da central nova) + 45 MW (2.º grupo da central nova) + 60 MW (das centrais usadas).

Em qualquer dos casos, teremos, de durante o mesmo período, tirar da potência térmica das centrais usadas ou 65 MW ou 60 MW, o que, praticamente, não altera a situação. Como a repetição de um ano muito seco. tipo 1948-;194í9, tem unia probabilidade da ordem de 2 por cento, pode muito bem não aparecer até 1966 e nem precisarmos de recorrer aos 65 MW térmicos acima referidos.

A produção das centrais, indicadas no quadro III cobre os consumos até fim de 1966, mas a partir dessa data é necessária a entrada, em serviço de novas fontes de produção, cujo início de construção se situará