e à parte de Gestaçô que se estende do alto do Coucão até ao rio Teixeira l.

Umas e outras com Mesão Frio mantêm a plenitude das suas relações voluntárias. Ali vão abastecer-se, para o que encontram tudo o que precisam: comércio, mercados e feiras mensais e de ano.

A Baião deslocam-se os povos dessas freguesias apenas quando obrigados oficialmente: tribunal, câmara, polícia, finanças, registo civil, etc.

Pagam lá as sisas, mas vêm celebrar os contratos ao notário de Mesão Frio. Ali (Mesão Frio) vão ao médico e ao farmacêutico. Ali vão pagar a taxa militar e é do seu hospital que se servem 2.

E este facto não pode causar surpresa desde que se considere, em relação às cinco freguesias questionadas, esta realidade:

Frende, que é dessas freguesias a mais distante de Mesão Frio, fica a 8,5 km desta vila, por estrada nacional - mas a 22,5 km de Baião;

Loivos da Ribeira é das cinco freguesias a única que não tem estrada para Mesão Frio - mas para atingir esta vila há apenas que percorrer 3 km de caminhos, enquanto para Baião o percurso mais curto é de 10,5 km por caminho e 5,5 km por estrada, num total de 16 km;

Teixeira fica, por estrada, a 8 km de Mesão Frio e a 16 km de Baião;

Teixeiró, a 23 km de Baião (8,5 km por estrada e 14,5 km por caminho), é das cinco freguesias a mais distante de Baião, ficando apenas a 3,5 km de Mesão Frio (l km por estrada e 2,5 km por caminho); finalmente,

Tresouras dista 4 km de Mesão Frio (1,5 km por estrada e 2,5 km por caminho) e 14 km de Baião, dos quais 1,5 km por estrada e 12,5 km por caminho.

Mais rapidamente se fará o confronto em face do mapa que se apresenta 1:

Tendo em conta que para muita gente de modesta condição económica mais interessa a distância a pé, por caminhos vicinais ou atalhos, que a distância por estrada, a que não recorrem por falta de meios de transporte ou pelo encargo que representa a respectiva utilização, convém referir que a pé, por caminhos vicinais, Frende fica a cerca de quatro horas de Baião, a subir pela serra, e a menos de uma hora de Mesão Frio;

Loivos fica a meia hora e Teixeiró e Tresouras ainda menos, desta vila; Teixeira dista de Mesão Frio cerca de uina hora a pé, por caminhos vicinais 3. Verifica-se, pelo que ficou anotado, que razão tem a Câmara Municipal de Mesão Frio ao sustentar que :is cinco freguesias que reivindica têm mais fáceis comunicações (mais curtas e melhores ligações) com a vila de Mesão Frio do que com a sede de Baião.

Assim, está naturalmente indicado que os habitantes desses freguesias mantenham com Mesão Frio as suas relações voluntárias e que só se desloquem à sede de Baia3 (Campeio) quando a isso são obrigados.

E tendo em conta que as exigências da vida modera i, sempre crescentes, forçam a diversas deslocações anuais, quando não mensais (uma contribuição que se vai pagar, uma certidão que se pretende obter, uma sisa a liquidar, um depoimento a prestar em juízo, uma busca ou registo a fazer na conservatória, uma

diligência no registo civil, um atestado do subdelegado de saúde, o exame de 2.º grau a prestar por um filho, um processo de emigração a organizar, uma licença camarária a requerer...), não há dúvida que a m aior distância determina uma inglória perda de tempo e de esforço, a que os povos devem, quanto possível, ser poupados.

Mas a distância a que as freguesias disputadas se encontram de Baião não conduz apenas a essa lamentável perda de tempo. Determina ainda que a vila de Campeio não pode desempenhar, em relação aos povos das freguesias em questão, a função dos núcleos polarizadores de interesses sociais e económicos que nas suas redondezas criam e difundem vida, pela atracção cultural que exercem e pela função reguladora e distribuidora que desempenham como grandes mercados da região.

Essa função tem sido (e cada vez mais continuará a ser, em função do progresso económico-social) desempenhada, em relação àquelas cinco freguesias, pela vila de Mesão Frio. A especial situação deste agregado urbano, na periferia do concelho de que é cabeça e nas proximidades daquelas freguesias, a existência na sua área territorial, de duas estações de caminho de ferro e, mais do qu e isso, a circunstância de estar localizado nos limites de regiões diferentes sob o ponto de vista agro-pecuário, tornaram a vila de Mesão Frio um centro de atracção comercial e de trocas de produtos ou géneros diferentes que para ali convergem e dali irradiam depois da adequada permuta.