João de Brito e Cunha.

João Cerveira Finto.

João Mendes da Costa Amaral.

João Pedro Neves Clara.

Joaquim Mendes do Amaral.

Joaquim Pais de Azevedo.

Jorge Pereira Jardim.

José Dias de Araújo Correia.

José Fernando Nunes Barata.

José de Freitas Soares.

José Garcia Nunes Mexia.

José Guilherme de Melo e Castro.

José Hermano Saraiva.

José Manuel da Costa.

José Monteiro da Bocha Peixoto.

José Rodrigo Carvalho.

José Rodrigues da Silva Mendes.

José Sarmento de Vasconcelos e Castro.

José Soares da Fonseca.

José Venâncio Pereira Paulo Rodrigues.

Laurénio Cota Morais dos Reis.

Luís de Arriaga de Sá Linhares.

Luís Tavares Neto Sequeira de Medeiros.

Manuel José Archer Homem de Melo.

Manuel Lopes de Almeida.

Manuel Maria de Lacerda de Sousa Aroso.

Manuel Seabra Carqueijeiro.

D. Maria Irene Leite da Costa.

D. Maria Margarida Craveiro Lopes dos Beis.

Mário Angelo Morará de Oliveira.

Mário de Figueiredo.

Martinho da Costa Lopes.

Paulo Cancella de Abreu.

Ramiro Machado Valadão.

Rogério Noel Feres Claro.

Sebastião Garcia Ramires.

Venâncio Augusto Deslandes.

Virgílio David Pereira e Cruz.

Vítor Manuel Amaro Salgueiro dos Santos Galo.

O Sr. Presidente: Estão presentes 77 Srs. Deputados.

Está aberta a sessão.

Eram 16 horas e 20 minutos.

O Sr. Presidente:-Estão na Mesa os elementos fornecidos pelo Ministério do Interior em satisfação do requerimento apresentado na sessão de 27 de Março último pelo Sr. Deputado Carlos Coelho.

Vão ser entregues àquele Sr. Deputado. Está em reclamação o Diário das Sessões n.º 99, referente à sessão do dia 24.

Pausa.

O Sr. Presidente: - Como nenhum dos Srs. Deputados deseja fazer uso da palavra sobre este Diário das Sessões, considero-o aprovado.

Tem a palavra antes da ordem do dia o Sr. Deputado Silva Mendes.

O Sr. Silva Mendes: - Sr. Presidente: a pedido dos povos interessados, venho, mais uma vez, chamar a atenção do Governo para o problema premente e angustioso da reparação das nossas estradas.

Queixam-se os habitantes das freguesias de Turquel e Benedita, do concelho de Alcobaça, e de algumas, outras do concelho das Caldas da Bainha, porque a estrada, que, passando por Santa Catarina e outras povoações, liga os dois concelhos a que acabo de me referir, está. verdadeiramente intransitável e a Direcção de Estradas, de Leiria apenas dispõe de uns 8.000,5 para fazer uma reparação da ordem dos 500 contos, ou mesmo muito mais, se toda a estrada fosse devidamente reparada.

Devo informar o Governo de que esta via de comunicação, além do seu interesse comercial, tem um valor turístico de muito grande importância, por atravessar uma região de grande beleza e ligar entre si os concelhos das Caldas da Rainha e Alcobaça, que, com Óbidos.. Nazaré, Porto de Mós, Batalha, Leiria e Vila Nova de Ourem, constituem uma das mais interessantes regiiões turísticas do nosso pais

Também o troço da estrada de Lisboa ao Porto que, partindo de Montejunto, passa a Rio Maior, Turquel, e Alcobaça, encurtando a viagem cerca de 12 km, se encontra, na sua maior parte, em muito mau estado, e, se lhe não acudirem urgentemente, dentro de alguns meses não será possível lá passar sem grandes inconvenientes para as viaturas automóveis que o fizerem.

Em todas as estradas de Portugal, e devido ao progresso que devemos à acção do Governo, o transito tem aumentado extraordinariamente, e o montante das verbas destinadas às grandes e pequenas reparações não tem acompanhado esse feliz ritmo de desenvolvimento económico e turístico, e até tem sido consideravelmente demonstrado, como já foi demonstrado nesta Assembleia.

Torna-se portanto necessário que o Governo tome a. acertadíssima resolução de aumentar substancialmente a. dotação da Junta Autónoma de Estradas para que esta possa cumprir a sua utilíssima missão.

Se isso não for possível, espera-se que, pelo menos, seja concedida, urgentemente, uma verba extraordinária para a Junta poder fazer as reparações que julgar mais. necessária.

Sr. Presidente: talvez V. Ex.A já tivesse notado que sou o terceiro Deputado pelo distrito de Leiria que vem chamar a atenção do Governo para o problema da reconstrução e reparação das estradas portuguesas. Isso deve-se a que, sendo representantes de um distrito dotado de admiráveis belezas naturais - campos produtivos. e bem tratados, florestas, lindíssimas praias, termas fre-quentadíssima, serras majestosas, castelos e outros monumentos, a importante barragem do Cabril e fábricas, dignas de visita e observação, e que é anualmente percorrido por centos de milhares de turistas nacionais e estrangeiros, que, vindo, a imensa maioria deles, admirar o Santuário de Fátima, aproveitam a ocasião para visitar o distrito onde tantos encantos vem encontrar e onde os estudiosos e artistas podem elevar o seu espírito percorrendo os monumentos históricos e museus, especialmente o admirável Museu Malhoa, nas Caldas da Rainha, todos nós, Deputados pelo distrito, sentimos e constatamos a necessidade premente e inadiável de serem devidamente reparadas as estradas do nosso distrito, assim como as de todo o Pais.

Vozes: - Muito bem!

O Orador:-À frente da Junta Autónoma de Estradas e chefiando uma plêiade brilhante de técnicos distintíssimos encontra-se um general cheio de patriotismo, boa. vontade e competência, que só deseja trabalhar em beneficio do nosso pais; à frente do Ministério das Obras Publicas está, felizmente, um homem extraordinário, cujo elogio é desnecessário fazer, tão conhecido e admirado é de norte a sul de Portugal; chefia o Ministério dás Finanças um novo cheio de talento, que se está impondo à consideração pública pelas altas qualidades que já tem. revelado, e, finalmente, chefia o Governo um homem pro-