Eis porque me parece que numa revisão da lei que tem como principal objectivo que respeita à eleição da suprema autoridade da Nação se torna imprescindível começar por reconhecer e eleger acima de tudo o nome de Quem é fonte de soberania de todas as autoridades do universo.

Tenho dito.

Vozes: - Muito bem, muito bem!

O orador foi muito cumprimentado.

O Sr. Presidente: - Vou encerrar a sessão. Amanha haverá sessão, com a mesma ordem do dia da de hoje. Está encerrada a sessão.

Eram 18 horas.

Srs. Deputados quê faltaram à sessão:

Adriano Duarte Silva. Alberto Cruz.

Alberto Henrique» de Araújo.

Alberto Pacheco Jorge .

Antão Santos da Cunha.

Artur Máximo Saraiva de Aguilar.

Augusto César Cerqueira Gomes.

Belchior Cardoso da Costa.

Francisco José Vasques Tenreiro.

João da Assunção da Cunha Valença.

José dos Santos Bessa.

José Sarmento de Vasconcelos e Castro.

Laurénio Cota Morais dos Beis.

Luís Maria da Silva Lima Faleiro.

Manuel Cerqueira Gomes.

Manuel José Archer Homem de Melo.

Manuel Maria Sarmento Rodrigues.

Manuel de Sousa Rosal Júnior.

Purxotoma Ramanata Quenin.

Simeão Pinto de Mesquita Carvalho Magalhães.

Exposição a que o Sr. Presidente se referiu no decorrer da sessão:

Exº. Sr. Presidente da Assembleia Nacional. - Na sessão n.º 108 de 13 do corrente da Assembleia Nacional da digna presidência de V. Ex.ª fez o Ex.mº Sr. Deputado Engenheiro Amaral Neto várias considerações sobre a situação da lavoura nacional por falta de adquirentes das lãs da sua produção.

Referiu-se o Ex.mº Sr. Deputado à actuação dos comerciantes de lãs.

Na qualidade de presidente do Grémio que representa esta actividade, e depois de reunida a sua direcção, venho procurar esclarecer S. Ex.a, agradecendo que também, para conhecimento da digna Assembleia Nacional, V. Ex.º se digne mandar publicar a, presente no Diário das Sessões.

Disse o Ex.mº Sr. Deputado Engenheiro Amaral Neto: .«Estamos em pleno período de vendas de lã, segundo os calendários normais, pois as tosquias já se iniciaram há semanas, e os compradores, pelo costume, já deveriam rondar solícitos as portas dos lavradores; mas, com desapontamento destes, é escasso o interesse e são em pequena esc ala as vendas.

Já se previa que o preço baixasse relativamente aos anos anteriores; mão só esta parece ser a triste sina dos géneros agrícolas, como acontece que as cotações da lã, extremamente volúveis no mercado internacional, vinham desde há um ano baixando acentuadamente, embora com reanimação apreciável nos últimos meses. E as cotações. internacionais da lã influem imediata e directamente nas nossas nacionais, sobretudo quando descem ...».

E, mais adiante, também diz que: não me compete discutir os razões dos comerciantes ...>.

Em nome dos comerciantes devo informar do seguinte:

1.º Os comerciantes ou negociantes de lãs adquirem as lãs (nacionais, para as venderem à indústria, depois de transformadas de sua conta e, na sua quase totalidade, em lavados ou penteados.

2.º Também alguns comerciantes as exportam ou procuram exportar nesses estados de apresentação.

3.º Adquirem as lãs antes dos leilões efectuados pelos grémios da lavoura aos produtores que desejam antec ipar a realização de fundos e nos leilões aqueles que desejara vendê-las por este meio.

4.º As diligências que habitualmente fazem junto da lavoura estão este ano retardadas por as tosquias terem sido atrasadas em consequência do mau estado do tempo, frio e chuvoso, logo pouco propício às tosquias.

5.º Quanto os aquisições em leilões, os comerciantes aguardam a fixação das datas pela Junta Nacional dos Produtos Pecuários, em colaboração com os grémios da lavoura, mas deve-se assinalar que estes organismos só a fazem habitualmente para os meses de Junho a Agosto

6." No entanto, as diligências feitas por alguns comerciantes junto dos lavradores que têm já tosquiados os seus rebanhos têm dado resultados pouco animadores, visto os seus possuidores não saberem que preço hão de pedir este ano em face da baixa dos mercados internacionais e outros pretenderem o mesmo preço do ano passado, impraticável pelas várias razões a seguir indicadas: O comércio tem, para fixar o seu preço, de se orientar sobre vários elementos;

b) O estado da lã quanto a limpeza, resistência, comprimento e cor;

c) O preço das lãs equivalentes nos mercados internacionais.

7.º Ora as lãs nacionais apresentam-se este ano, de um modo geral, mais curtas e menos resistentes, em virtude da falta de pastos verificados no período do seu maior crescimento, ainda que mais brancas e limpas, pelas asa chuvas dos últimos dois meses.

Os preços internacionais baixaram considerávelmente desde as vendas do ano passado até ao fim do ano.

As últimas altas verificadas resultam de estarem quase terminadas as vendas da África Do Sul e da Austrália, grandes produtores mundiais desta matéria - prima, o que consequentemente, faz valorizar os saldos existentes.

Dado que a indústria adquiriu matérias- primas estrangeiras a preços mais convenientes que aquele que se pretende para as lãs nacionais, e que não se sabendo que se pretende para as lãs nacionais, e não se sabendo se as últimas cotações das lãs estrangeiras se vão manter ,não pode o comércio estabelecer préviamente, sem grave risco, o preço de aquisição para a produção nacional;

8º Contráriamente ao que acontece nos países grandes produtores de lãs, em que as vendas se realizam práticamente em oito a nove meses, as lãs nacionais são