localização cerca da zona mineira, sem sombra de duvida.

Vozes: - Muito bem, muito bem!

O Orador:-Por sobre isto as razões de ordem político-económico-social apontadas acabariam por arredar qualquer dúvida, se ainda pudesse existir, uma vez consideradas com o valor que têm e justamente se faz ressaltar na referida portaria.

Se às razoes técnico-económicas inevitavelmente estuo a favor da solução de Trás-os-Montes e também as questões, não menos importantes, de equilíbrio económico, desenvolvimento regional - que eco tão vivo e eloquente têm encontrado nesta Assembleia - e ainda de ordem política e social, que mais poderá haver que nos possa contrariar o anseio quando se conta com a compreensão e simpatia do Sr. Ministro da Economia?

O Sr. Sá Alves: - Muito bem!

O Orador: - Que mais poderá faltar?

Cuido, Sr. Presidente, que em breve oportunidade poderei ter a alegria de novamente voltar à matéria para agradecer ao Governo a satisfação desta questão vital para as minhas desprotegidas terras, mas onde tanto me orgulho de ter nascido.

Vozes: - Muito bem, muito bem!

O Orador:- Sr. Presidente: há dias felizes. O passado dia 4 pode bem ter sido um dia feliz para Trás-os-Montes.

Feliz porque pode contar seguramente com uma sensível expansão das povoações electrificadas, feliz porque, de novo, pode voltar a esperar que o ferro venha, apesar de tudo, a construir sólido alicerce para o seu urgentíssimo desenvolvimento. Praza a Deus que assim seja. Praza a Deus e consintam-no os homens.

E, Sr. Presidente, renovando os meus agradecimentos aos Srs. Ministros das Finanças e da Economia, de momento especialmente aquele, termino, ao contrario de outras ocasiões, com esperança, com esperança e expectativa.

Vozes: - Muito bem, muito bem!

O orador foi muito cumprimentado.

O Sr. Presidente: - Vai passar-se à

O Sr. Presidente: - Continuam em discussão na generalidade a proposta e os projectos de lei de alteração à Constituição Política.

Tem a palavra o Sr. Deputado Simeão Pinto de Mesquita.

João Ameal e Prof. Jacinto Ferreira.

Os discursos de todos os acima nomeados e ainda os dos Srs. Drs. Augusto Cerqueira Gomes e Carlos Moreira acham-se, para mais ilustrativa consulta, impressos em separata, precedidos de lúcida entrevista jornalística