(...)o significado para unidade nacional e de(...) o aperfeiçoar a Constituição.

(...) ta de emenda que, juntamente com os cole(...)amar, tive a honra de subscrever é apenas o mento do seu pensamento, a expressão mais lata dos seus desejos, o instrumento que melhor permitirá atingir os mesmos elevados fins.

Não quero deixar perder esta oportunidade, em que apresento uma proposta de alteração a uma sua iniciativa, para significar ao distinto colega quanto admiro as suas qualidades e prezo a sua estima. De há longos anos vêm esta admiração s esta estima. Desde os tempos de Bragança, sempre aumentadas e renovadas, ora em Moçambique, onde o vi actuar com nobreza e isenção, já aqui nesta Assembleia, onde todos conhecem o seu vigor e actividade, Carlos Moreira foi sempre um espírito que não cede à violência não hesita, por indecisão, na pregação dos seus ideais; nem se cansa na defesa dos superiores interesses da Nação. Um espírito cuja paixão e entusiasmo postos na defesa dos princípios superam as próprias conveniências ou comodidades pessoais.

São estas simples e sinceras palavras, a que não pode ser estranha uma velha amizade, que eu neste momento não desejaria calar.

A nossa proposta, dos Deputados Ao ultramar, envolve também, desenvolvendo-a, a intenção contida no projecto de lei do ilustre colega Dr. Adriano Duarte Silva, isto s, a de, que uma província ultramarina possa ser integrada no regime geral de administração dos territórios metropolitanos.

Por esse motivo, a proposta que neste momento justifico não vai contra quaisquer ideias de outros projectos, nem mesmo contra o parecer da Câmara Corporativa, porque a todos atende e até mesmo os amplia.

Sr Presidente por várias razões, não pude intervir nos debates que nesta Câmara decorreram sobre as diferentes propostas apresentadas Por outro lado, pareceu-me, não só pelo que ouvi nesta Câmara antes deste período constituinte, como até pelo que na presente sessão se tem dito, que não se tratava de fazer uma reforma da Constituição, mas apenas de lhe introduzir algumas alterações que as circunstâncias aconselhavam E nessas condições não pensámos, os Deputados do ultramar, em fazer um estudo desenvolvido do texto constitucional.

A própria ausência de referências ao ultramar na proposta dimanada do Governo nos levou a pensai que não era encarada qualquer alteração substancial neste sector.

Não fora assim e muito haveria que dizer sobre a actualização da Constituição. Não seriam apenas umas simples alterações a parágrafos ou artigos, mas uma obra de fundo, de estrutura geral, que haveria que empreender.

Quero desde já esclarecer que quando digo sobra de fundo não quero significar que os fundamentos da Constituição, pelo que respeita ao ultramar, mereçam reparos Nada disso. Considero-os exactos nos princípios basilares Mas só os princípios, porque no que diz respeito- à forma entendo