Desde 1956 - a seguir aos altos uiveis verificados em 1954 e 1955 - que a produção da cortiça se encontra afectada pelas dificuldades de colocação e consequente baixa nas cotações. Durante o 1.º semestre de 1958 a actividade piscatória tem-se revelado mais fraca do que a, do período correspondente do ano anterior.

Porém, dada a incerteza característica deste sector, tal não significa que não possa vir a processar-se no 2.° semestre um acréscimo de produção que compense a deficiência do 1.°. É bem elucidativo a este respeito o caso da sardinha, cujos cardumes umas vezes se aproximam e outras se afastam das nossas costas, originando oscilações correspondentes no volume do respectivo pescado.

Como se pede observar no quadro seguinte, foi principalmente nas espécies marítimas onde mais acentuadamente se regista uma maior diminuição do valor da pesca desembarcada no continente. Embora ainda neste momento não se disponha de elementos referentes u pesca do bacalhau, as condições desfavoráveis em que decorreu a última campanha permitem supor que não venha a alterar-se esta, conclusão.

Pesca desembarcada no continente (b)

(1.° semestre)

(Ver quadro na imagem)

Analisando as pescas realizadas segundo a sua distribuição pelas diferentes zonas geográficas, observa-se que a zona centro produz, só por si, mais do que as zonas norte e sul conjuntamente. Apesar de a apontada quebra ter atingido todas as zonas, a contracção foi consideravelmente acentuada na sul. O rendimento da exploração mineira, que foi em 1957 ligeiramente inferior ao de 1956, deverá no corrente ano acentuar esta tendência, na hipótese de permanecerem as condições em que decorreu a exploração durante o 1.º semestre do 1958.

Quadro VII

(1º semestre)

No quadro VII pode observar-se a produção das indústrias extractivas durante o 1.° semestre deste ano e do anterior, com indicação do sentido e da amplitude das respectivas diferenças. Com excepção de quatro variações positivas (uma das quais de insignificante expressão), todas as restantes são negativas, o que caracteriza o sentido da variação do conjunto.

No caso das lignites a dos minérios de ferro, não obstante as reduções registadas durante os primeiros seis meses de 1958, n produção foi superior u do 1. semestre de 1956, porquanto em igual período de 1957 se verificou uma expansão muito acentuada. O mesmo pode afirmar-se quanto ao enxofre (pirites de ferro (cupríferas) e nos concentrados de cobre.

For ultimo, interessa notar a descida verificada na extracção dos minérios de volfrâmio, resultante, principalmente, da diminuição da procura externa. Nos primeiros oito meses deste ano os elementos estatísticos já disponíveis sobre as exportações deste minério acusam reduções sensíveis, não só em quantidades como em valores.

A situação em que se encontra presentemente este sector de actividade deve-se, por um lado, a contracção da procura extensa e, por outro, a quebra veri(...)