ficada em algumas cotações internacionais (nomeadamente nos minérios de volfrâmio, estanho e cobre), o que tem dificultado a exploração de determinados minérios em condições económicas.

Indústrias transformadoras e construção A actividade transformadora, cuja participação na formação do produto nacional bruto é superior a um terço, foi responsável no ano de 1957 - como atrás se faz referência - por 38 por cento do acréscimo do produto em relação ao ano anterior.

Embora a produção do conjunto das indústrias transformadoras tenha revelado nos últimos anos uma tendência nítida de crescimento, tal comportamento não se tem verificado do mesmo modo em relação a todos os sectores. O sentido e a amplitude das oscilações registadas apresentam-se variáveis e dependentes de várias circunstâncias, avolumando entre elas as maiores ou menores possibilidades de colocação dos respectivos produtos finais nos mercados externos.

Para se poder formar uma ideia da evolução da produção da indústria transformadora no presente ano, analisam-se os resultados já apurados do 1." semestre de 1958, em confronto com os de igual período do ano anterior. De um modo geral, poderá concluir-se que o balanço é desfa vorável em relação a diversas indústrias, tais como as de conservas de carne e de peixe, de tecidos de lã em peça, de cortiça, de certos tipos de adubos, de óleos refinados de sementes oleaginosas e de pneus e câmaras-de-ar. Em contrapartida, o volume de produção expandiu-se noutros sectores, como, por exemplo, no da cerveja, dos têxteis de algodão, do tabaco (cigarros), dos curtumes, do vidro e artigos de vidro e do cimento. Os elementos referentes às várias indústrias alimentares encontram-se no quadro VIII, que a seguir se apresenta.

Indústrias alimentares - continente (a)

(1.° semestre)

No seu conjunto as indústrias do alimentação produziram menos 52 000 contos durante o 1.º semestre de 19-53 do que no correspondente semestre do ano anterior, o que foi fundamentalmente determinado pela menor produção de conservas (em especial das de peixe), em parte compensada pela mais intensa laboração das fábricas de cerveja e de refinação de açúcar, sondo as restantes oscilações menos significativas.

Como diferença negativa mais importante interessa referir a das reservas de peixe do entanto, a este respeito haverá que observar que no 1.º semestre de 1957 -termo comparação- este sector de actividade evidenciou um progresso considerável em relação no correspondente semestre de l957 que por sua vez. havia sido particularmente desfavorável - facto que no anterior relatório foi devidamente evidenciado. De resto, segundo os elementos constantes do quadro IX, em que se- incluem os movimentos da respectiva exportação nos primeiros meses de 1957 e 1908, verifica-se que o escoamento deste produto, no decurso do presente ano, não se tem mostrado desfavorável, em especial no que se refere às conservas de sardinha, cujo valor exportado aumentou de 45 000 contos.

Exportação de conservas em azeite ou molhos (a) A indústria têxtil de algodão e de outras fibras experimentou na primeira metade deste ano uma certa melhoria na produção, que, contudo, está longe de atingir a sua capacidade teórica.

O facto de esta indústria se abastecer normalmente de matéria-prima no ultramar português concede-lhe particular importância, alem da que lhe é dada pelo próprio volume de actividade.

Em relação à forma como o ultramar e o estrangeiro concorreram durante o presente ano no abastecimento de algodão a este sector de actividade observa-se uma perfeita viragem da posição registada durante os primeiros oito meses de 1957. Com efeito, debelada a crise da produção de algodão verificada no ultramar português, foi possível este ano recorrer mais intensivamente àquela importante fonte de abastecimento nacional.

Importação de algodão em caroço, em rama ou cardado (a)

Deste modo, as quantidades de matéria-prima importadas para abastecimento da indústria situaram-se no presente ano um pouco abaixo do nível alcançado no período homólogo de 1957, embora a laboração das fá(...)