bricas - como já se acentuou - não tenha diminuído. No quadro XI apresentam-se os resultados da produção de fios e tecidos de algodão e de outras fibras.

Industria têxtil de algodão e de outras fibras (a)

(l.° semestre)

(Ver quadro na imagem)

Em relação à indústria têxtil de lã, deve salientar-se

Sue, tanto na produção de fios como na de tecidos de l e de outras fibras, se observa uma contracção de actividade produtiva, calculada em cerca de 3,6 e 10,6 por cento, respectivamente. Dada a nossa posição de grandes produtores mundiais de cortiça, a respectiva indústria não depende dos mercados exteriores no que se refere à obtenção da matéria-prima para a sua laboração. Em contrapartida, este sector está na sua quase totalidade dependente das possibilidades de colocação dos seus produtos nos mercados internacionais, o que tem originado ultimamente certa contracção de actividade, devida ao emprego cada vez mais acentuado de sucedâneos por parte dos países consumidores.

Durante os primeiros oito meses de 1958 a exportação total de cortiça, se bem que tenha continuado a diminuir no seu conjunto, não alcançou resultados muito inferiores aos registados no mesmo período do ano anterior, embora tal situação tenha sido obtida à custa do alimento das quantidades exportadas de cortiça não manufacturada. No período considerado a diminuição no valor total de exportação é de cerca de 64 000 contos.

Exportação de cortiça não manufacturada e em obra (a)

(Ver quadro na imagem)

A persistência registada na baixa das cotações da cortiça e a incerteza quanto às suas perspectivas de escoamento têm-se naturalmente reflectido na produção deste sector, que, deste modo, acusa contracção sensível, tanto em quantidades como em valores.

Na laborarão de cortiça preparada, de grande importância no conjunto deste ramo de actividade, as quebras de produção em quantidade; e em valores foram, respectivamente, de 11. e 28 por cento.

(1.º semestre) A indústria de pasta de papel experimentou um acréscimo de produção no 1.° semestre deste ano, tendo, inversamente, a produção de papel e cartão acusado uma descida. Em ambos estes sectores as variações observadas foram mais acentuadas em quantidades do que em valores, como se pode verificar no quadro.

Industria do papel (a)

(1.° semestre)

(Ver quadro na imagem)

Embora se continue a verificar a importação de alguns tipos de papel -dos quais avulta o papel para jornais-, a exportação de pasta e de papel, no seu conjunto, mantém-se ao nível alcançado nos dois últimos anos. A indústria de curtumes, que havia registado uma ligeira depressão no 1.° semestre de 1957, evidenciou em igual período do corrente ano uma considerável expansão, porquanto, no seu conjunto, o valor da produção subiu a 188400 contos, isto é, mais 45 por cento em relação a 1957.