À fabricação de pneus e câmaras-de-ar contraiu-se nos primeiros seis meses de 1958, não tendo podido manter o alto ritmo de expansão verificado no ano precedente. Esta contracção deverá ter sido determinada, em boa parte, pelo afrouxamento registado no ritmo de exportação. Nas indústrias químicas houve diferenças na respectiva produção durante o 1.º semestre deste ano, umas positivas, outras negativas, sendo maior a frequência das segundas, principalmente no que respeita a valores.

Prevê-se que o balanço total não apresente um progresso significativo, uma vez que as indústrias de maior volume de produção, como as do ácido sulfúrico, dos adubos e dos óleos refinados de sementes oleaginosas comestíveis, evidenciam resultados desfavoráveis na laboração na primeira metade deste ano.

Industrias químicas (a)

(1.° semestre)

(Ver quadro na imagem)

Refinação de petróleos

(1.º semestre)

(Ver quadro na imagem)

Está em paralelo com a contracção da exportação dos respectivos produtos, que foi bastante acentuada nos primeiros oito meses deste ano em relação ao correspondente período de 1907. Não que se refere ao pez louro a diminuição cifra-se em cerca de 50 000 contos. A exportação de aguarrás, se bem que tenha aumentado quantitativamente, desceu em valor.

A produção de adubos continua a mostrar-se insuficiente para cobrir as necessidades de consumo interno, levando à importação de quantidades ainda apreciáveis. No entanto, nos primeiros oito meses do actual ano a importação de adubos não especificados foi ligeiramente inferior á registada em igual período do ano anterior. A refinação de petróleos manteve-se no l.° semestre de 1958 ao nível de produção do correspondente período do ano anterior, embora com diferenças na distribuição das quantidades dos produtos da destilação, como pode observar-se no quadro XVII.

(Ver quadro na imagem)

A exportação de óleos em rama para alimentar a laceração da refinaria foi durante os primeiros oito meses de 1958 inferior em cerca de 100 000 t ao volume registado em correspondente período do ano anterior, acusando unia redução mais acentuada em valor. A explicação deste facto parece poder encontrar-se, não num afrouxamento rio ritmo da actividade económica geral, mas antes no natural enfraquecimento das precauções determinadas pêlos acontecimentos do Suez e pela redução dos fretes. De entre as indústrias de. produtos minerais não metálicos, a dos cimentas-com boas perspectivas de expansão, em virtude do provável alargamento do mercado, a que a capacidade instalada permitirá corresponder- registou uma ligeira melhoria de produção no período em análise. O volume de produção das indústrias metalúrgicas de base teve igualmente variação positiva no 1.º semestre deste ano, em confronto com o período homólogo do ano precedente, mais acentuada, no entanto, quanto à fundição de metais não ferrosos (chumbo e ligas, bronze, latão e outros metais e ligas), porquanto na fundição de ferro e aço (2.a fusão) a expansão foi bastante moderada, verificando-se mesmo neste sector uma redução do seu valor de cerca de 14 por cento.

Indústrias metalúrgicas de base (a)

(1.° semestre)

(Ver quadro na imagem)