Continuam a registar-se elevadas importações de ferro e aço provenientes do estrangeiro, que só virão a atenuar-se quando se iniciar a produção da Siderurgia Nacional. Este empreendimento, cuja realização está em curso, deverá entrar em laboração no fim de 1960 ou no início de 1961.

Pela importação de ferro e aço nos primeiros oito meses do corrente ano conclui-se que, tanto em volume como em valor, foi bastante inferior à do correspondente período de 1907 no que se refere ao ferro e aço em bruto. No entanto, já a contracção das importações de ferro e aço em obra no mesmo período foi de reduzida expressão, mantendo-se ainda acima da centena de milhares de contos. O volume de produção de vidro e artigos de vidro, no seu conjunto, aumentou cerca de 25 por cento no 1.° semestre deste ano e em relação a correspondente período do ano anterior. Em valor a expansão da produção foi ainda mais acentuada, cifrando-se em quase 40 por cento.

Para este ramo de actividade, assim como para o fabrico de cerâmica para construção, as perspectivas que se apresentam podem considerar-se animadoras, se atendermos ao ritmo elevado da construção. No sector da produção de material eléctrico verificou-se uma melhoria na produção de cabos e condutores eléctricos e na de pilhas e acumuladores, tendo-se, porém, contraído ligeiramente o fabrico de lâmpadas.

De um mudo geral, no entanto, parece legítimo pensar que as previsões paru este sector industrial se apresentam favoráveis. Atendendo à vasta obra de distribuição de energia eléctrica a realizar no País, prevê-se que o ritmo de actividade da indústria de material eléctrico, não só mantenha, mas tenda mesmo a expandir-se. Finalmente, a construção de edifícios na metrópole continuou a aumentar durante o 1. semestre de 1958, tendo o número de edifícios construídos subido de 18 por cento e o dos pavimentos de 24 por cento, conforme se pode observar no quadro XVIII.

Construção de edifícios na metrópole (a)

(1.º semestre)

Contudo, a expansão verificada no sector da construção parece não ter exercido ainda influência moderadora nas rendas das habitações, que persistiram no seu movimento ascensional, conforme se pode confirmar À semelhança do que foi feito em relação à agricultura, pecuária, silvicultura e pesca, interessará neste momento, para além de uma simples análise descritiva do processamento da actividade industrial durante os últimos meses, tentar formar uma ideia de conjunto da contribuição deste sector para a formação do produto nacional em 1958.

Dos diferentes dados estatísticos analisados e relativos ao 1.° semestre do ano em curso, presume-se que a produção da indústria transformadora, ultrapassando o nível registado em 1907, apresentará uma taxa de crescimento relativamente mais fraca. Com efeito, se se espera uma elevação na produção da indústria têxtil algodoeira, da indústria de curtumes, do vidro, cerâmica, metalúrgica e de material eléctrico -estas últimas apresentando perspectivas de um acréscimo mais rápido -, não se poderá esquecer as previsões menos animadoras deixadas pela análise dos sectores de lanifícios, papel, cortiça, borracha e alguns produtos metálicos.

Ainda na formulação daquela previsão global para o sector da indústria transformadora, foram devidamente considerados como factores favoráveis as maiores disponibilidades, relativamente a 1957, de energia eléctrica hídrica -o que possibilitara a expansão da indústria electroquímica -, o incremento verificado na construção civil, que tem impulsionado a produção de artigos cerâmicos para construção e ainda o início ou alargamento da fabricação de novos produtos, utilizando matérias-primas nacionais, tais como óleos de germe de milho e arroz, de grainha de uva e sementes de tomate; como elementos desfavoráveis, não se esqueceram as dificuldades verificadas no escoamento dos nossos produtos tradicionais de exportação para os mercados externos -em especial as conservas de peixe, têxteis de algodão, cortiça e alguns produtos metálicos- e a baixa acentuada das cotações mundiais de algumas matérias-primas, nomeadamente dos minérios.

Energia eléctrica e serviços Entre os vários grupos de a serviços» que concorrem para a formação do respectivo sector é desigual a participação de cada um e. portanto, a sua importância relativa. A participação percentual de cada um dos grupos considerados, durante o período de 1955-1957. pode ser observada no quadro XIX.

(Ver quadro na imagem)

O grupo da «electricidade, água e gás s, apesar da sua reduzida participação percentual, apresenta