(Milhares de contos)

O acréscimo do produto nacional foi resultante do aumento de 115 por cento no consumo privado e do agravamento determinado pelas importações, cujo aumento é responsável por uma quebra de 75 por cento da expansão do produto global.

Já no relatório da proposta da Lei de Meios paru o corrente ano se assinalou a contribuição passiva que as relações económicas externas ofereciam à expansão do produto nacional metropolitano e que, não se tornando tarefa fácil, nem por vezes aconselhável a compressão das importações, o surto de desenvolvimento que se verificava em alguns sectores canalizar-se-ia para o exterior em percentagem considerável. Referentes ao processamento das relações com o estrangeiro em 1956, estas palavras aplicam-se com mais força ainda ao ano de 1957. De facto, no primeiro destes anos o desinvestimento externo foi de 2 765 000 contos e subiu em 1957 a 3 950 000 contos, isto é, sofreu um aumento superior a 40 por cento. A expansão da procura interna no último ano apresentou um ritmo superior ao de 1956, originado pelo crescimento mais rápido de todas as suas componentes, com excepção da variação das existências.

Relativamente à média dos últimos anos, ainda a procura interna denota maior taxa de acréscimo, sobressaindo neste aspecto o consumo privado, particularmente a formação bruta de capital fixo por parte das empresas, cuja razão de crescimento quase duplica a que corresponde à média de 1952-1956. Registe-se ainda o papel desempenhado pela variação das existências, que nos dois últimos anos contrariou a tendência descendente do período 1952-1955. Conforme já se tinha registado em 1956, a taxa de expansão do total de recursos utilizados ultrapassou a do produto nacional, tal como se pode verificar no quadro seguinte.

Recursos disponíveis e sua utilização (a)

(Taxas de acréscimo)

(a) A preços constantes de 1954.

O acréscimo percentual do total de recursos utilizados foi durante 1957 fundamentalmente determinado pela expansão verificada na procura interna, porquanto as exportações de bens e serviços se apresentaram praticamente estáveis. Observa-se durante o período em análise um acréscimo mais rápido da procura interna em relação ao produto nacional bruto, originando um recurso mais intensivo à importação de bens e serviços provenientes do estrangeiro, cuja taxa de expansão foi a mais elevada dos últimos anos.

Aliando à maior pressão da procura interna sobre o produto nacional a alta de preços observada nos pro-