Programas e efectivações financeiras do Plano de Fomento para a metrópole nos cinco primeiros anos da sua execução (a)

(Em milhares da contos)

(a) Elementos fornecidos polo Fundo de Fomento Nacional.

(d) Inclui 25 000 contos que, embora compreendidos na previsão de 1957, foram financiados em antecipação no ano de 1958, ao abrigo da base III da Lei n.° 2077, de 27 de Maio do 1955.

(e) Na diferença de 352 437 contos outro o previsto e o financiado figuram 25 000 contos respeitantes às operações de antecipação no ano de 1956, a que só refere a nota (d).

Deste modo, a execução encontra-se praticamente ajustada às previsões, tendo ultrapassado em muito o programa inicial, tanto no que se refere aos financiamentos como ao despendido.

Em 1957 atingiram-se os máximos na realização - financiamentos e dispêndios -, com valores, em ambos os casos, superiores a 2 milhões de contos. A influência destes investimentos fez-se sentir na formação bruta do capital fixo, que, como já se observou, atingiu uni elevado ritmo de crescimento no último ano. Contém o quadro XXV alguns elementos acerca da execução do Plano de Fomento na metrópole em relação aos primeiros sete meses de 1908. Note-se, todavia, que os dados são ainda provisórios e que para determinados sectores só se inscreveram as verbas despendidas com fecho em data anterior a Julho (electricidade), siderurgia, adubos azotados e aviação civil).

Execução do Plano de Fomento para a metrópole durante o ano de 1968 (até 31 de Julho) (a)

(Em contos)

(a) Elementos fornecidos pelo Fundo de Fomento Nacional,

Nos primeiros sete meses do ano corrente foram realizados financiamentos incluídos no Plano representando cerca de 42 por cento do total da previsão anual, que para 1908 quase atinge os 3 milhões de contos.

Entretanto, o despendido por conta dos financiamentos do próprio ano já ultrapassava em 31 de Julho mais de metade da importância dos mesmos, sendo de notar que se foram realizando em bom ritmo os gastos por