A repartição do saldo pelas áreas monetárias em que se desdobra evidencia, quanto ao período de Janeiro a Julho, que a posição se tem agravado na União Europeia de Pagamentos, embora menos acentuadamente entre 1957 e 1958. A zona do dólar foi a responsável pela melhoria geral alcançada, pois que denota um acréscimo no respectivo superavit de l 022 000 contos. Nas restantes zonas o saldo oscilou ligeiramente no sentido do reforço da sua posição, já positiva, sem que, contudo, esse facto tivesse tido influência apreciável

no resultado final, dada a sua fraca participação no mesmo. Não existem ainda elementos completos referentes aos componentes da balança de pagamentos, de modo a poder avaliar-se a sua influência no saldo geral apurado quanto ao período em análise. Aqueles de que se dispõe cobrem apenas o 1.° semestre do ano e não discriminam o conjunto dos invisíveis, apresentando-o num todo que engloba a metrópole e o ultramar.

Balança de pagamentos da zona do escudo

(a) milhares do contos)

(a) Elementos fornecidos pelo Banco da Portugal.

(b) Segundo a estatística alfandegária.

O quadro anterior revela que a melhoria da situação geral da balança de pagamentos foi devida, principalmente, ao comportamento da balança comercial da metrópole, cujo déficit ao 1.º semestre deste ano foi inferior em 1 019 000 contos ao correspondente do ano anterior.

O saldo da balança comercial do ultramar continuou a apresentar uma expressão positiva, embora tenha descido ligeiramente em relação ao nível anterior. O saldo positivo da balança de invisíveis no fim do 1.° semestre do ano quase atingia 2 500 000 contos, pouco faltando para compensar o déficit da balança comercial da metrópole. Em relação aos primeiros oito meses de 1958 a balança comercial da metrópole acusou franca melhoria em comparação com igual período do ano anterior.

Verifica-se no quadro XXXVI ter progredido o conjunto do comércio com o ultramar, com maior projecção nas importações, que deste modo vieram a ficar pouco distanciadas do valor das exportações. Em consequência, registou-se diminuição do saldo positivo relativamente a 1957.

Balança comercial da metrópole (a)

(a) Elementos fornecidos pelo Banco de Portugal.

(b) Incluindo as mercadorias da destino Ignorado.

Fenómeno inverso se deu, porém, nas transacções com o estrangeiro. O comércio total apresentou-se menos vultoso, em especial as importações, que baixaram cerca de l milhão de contos no período observado de 1958,