com a Alemanha Ocidental e com a zona do esterlino, que explicam no seu conjunto cerca de 63 e 61 por cento do déficit global com a União Europeia de Pagamentos e com todas as zonas monetárias, respectivamente.

As importações dos países que constituem o mercado comum (territórios ultramarinos incluídos) somaram, no período considerado, 3 689 000 contos e as exportações para os mesmos países atingiram apenas l 624 000 coutos. Estes valores constituem cerca de metade dos totais das importações e das exportações para o estrangeiro. Como complemento à analisa da balança comercial com o estrangeiro, apresenta-se no quadro seguinte a posição contabilística de Portugal na União Europeia de Pagamentos nos meses de Janeiro a Agosto de 1957 e de 1958, o que permite confrontar o comportamento dos respectivos saldos mensais.

(Milhares de unidades de conta)

(a) Elementos fornecidos polo Banco de Portugal.

Em virtude dos sucessivos deficits verificados no corrente ano, a posição contabilística cumulativa, que em 31 de Dezembro do ano findo era de -150 661 milhares de unidades de conta, passou a -194 236 milhares. Assinale-se que a variação negativa nos oito primeiros meses de 1958 excedeu a experimentada no mesmo período de 1957.

Comércio da metrópole com o ultramar O comércio da metrópole com o ultramar experimentou algumas variações entre os primeiros oito meses de 1957 e de 1958, principalmente no que respeita à

sua distribuição pelas províncias. Efectivamente, as oscilações dos totais foram menos expressivas, tendo-se caracterizado pela continuação da expansão das importações, tanto em volume como em valor, a que no actual ano correspondeu também um aumento na quantidade e no valor das exportações. O crescimento do valor exportado foi, todavia, de menor amplitude, o que originou um saldo positivo inferior a metade do que se registou na mesma altura do ano antecedente.

Como se mostra no quadro XLII, o movimento com as províncias da Guiné, Angola e Moçambique cobre quase a totalidade das transacções com o ultramar português, sendo o restante de reduzido significado.

Comércio da metrópole com o ultramar (a)

No que se refere à Guiné, verificou-se simultaneamente um aumento das importações e unia diminuição das exportações, do que resultou um agravamento do déficit com esta província.

Angola manteve-se à frente das restantes províncias no que respeita ao valor do comércio global, mas foi ultrapassada por Moçambique em relação ao volume e valor das importações. A expressão das exportações para