rença - as despesas com os serviços de administração civil. Com efeito, estas despesas atingiram em 1957 montante superior a dois terços (68 por cento) da despesa total.

Importa ainda referir que a sua importância, tanto em valor absoluto como em valor relativo, tem vindo a aumentar desde 1953. Do resto, para o acréscimo verificado nas despesas de administração central (879 000 contos) este sector contribuiu com 808 000 contos, o que representa 92 por cento daquele valor.

Por outro lado, n participação da despesa dos serviços de administração civil no total das despesas pagas em 1957 foi ligeiramente superior à verificada nos dois anos anteriores, pois passou de cerca de 65 para (58 por cento no último ano. As variações registadas no quantitativo das despesas dos serviços de administração civil só poderão ser devidamente apreciadas se se decompuserem nos dois grandes grupos que as integram - as despesas de funcionamento e as despesas de investimento.

Despesas com os serviços de administração civil

(Milhares de contos)

A análise do quadro mostra que tanto as despesas de funcionamento como as de investimento continuaram a progredir. Contudo, o aumento foi mais acentuado nestas últimas do que nas primeiras. De facto, enquanto a taxa de crescimento destas últimas passou de 5,3 para 6,1 por cento nos dois últimos anos, a taxa de expansão das despesas de investimento eleva-se de 7,8 a 22.1 por cento.

Ao contrário do que se registou em relação ao acréscimo das despesas de funcionamento - em que participaram sem diferenças muito sensíveis os vários serviços-, avulta no aumento das despesas de investimento - 612 000 contos- o que se refere aos gastos com fim económico, que atingiu 72,5 por cento daquela importância.

A evolução da posição relativa dos dois grupos de despesas apresentada no quadro LIX revela, além da progressão das despesas de investimento, a tendência para a igualdade entre os dois grupos de despesas verificada a partir de 1954.

103. Para se poder apreciar mais pormenorizadamente a evolução das despesas com os serviços sociais, culturais e económicos elaborar-se o quadro que segue.

Despesas dos serviços sociais, culturais e económicos

Funcionamento e investimento

(Milhares de contos)