Conforme se constata, quase todos os produtos registaram aumentos, alguns deles notáveis, destacando-se os que se deram em relação aos "vinhos comuns" -com aumento de 10,97 por cento-, aos "tecidos" e aos "automóveis de carga". E, embora de menor amplitude, são também de notar os maiores dispêndios que se verificaram no "ferro em bruto", nos "óleos combustíveis", nas "peças separadas para automóveis" e nos "automóveis para pessoas".

Em contrapartida, somente sofreram decréscimos dignos de menção "máquinas e aparelhos industriais".

316. Da origem das mercadorias importadas, que é a mais variada, damos a seguir um quadro em que apenas figuram os países fornecedores de mercadorias em 1957 num valor superior a 10 000 contos, segundo a ordem que lhes compete no total das importações e fazendo a comparação com os fornecimento feitos à província pêlos mesmos países em 1956:

Analisemos agora este mapa cem juntamente com o anterior:

Por países fornecedores destaca-se a metrópole, que à província forneceu tecidos, vinhos, gasolina e outros óleos combustíveis, calçado, ferro em obra, pneus e sacaria, além de outros géneros de somenos importância.

Por seu lado, os Estados Unidos da América cotaram-se em primeiro lugar nas vendas de automóveis de carga, automóveis para pessoas e óleos lubrificantes. As peças separadas para automóveis, os tecidos e as máquinas c aparelhos industriais fornecidos por este país também atingiram um volume de considerar.

A Alemanha salientou-se nas vendas de máquinas e aparelhos industriais, de que foi o mais importante fornecedor da província, nos automóveis de carga, ferro em obra e automóveis para pessoas.

Com um ligeiro recuo na sua posição relativa em relação a 1956, destaca-se ainda o Reino Unido, cujos fornecimentos principais foram os automóveis de carga, máquinas e aparelhos industriais, ferro em bruto, automóveis para pessoas e tecidos.

Por sua vez, o Curaçau e a Venezuela forneceram apenas combustíveis líquidos e a União Indiana sacaria.

Entre os restantes fornecedores da província apontou-se ainda a França, cuja posição, como se vê, sofreu um decréscimo, a Itália, que aumentou as suas vendas de forma substancial, a Holanda, a Suécia e ainda o conjunto Bélgica-Luxemburgo, com os seus fornecimentos de ferro em obra e ferro em bruto.

317. Segue-se um quadro representativo dos valores da importação, ao longo de cada um dos anos do quadriénio 1954-1957, distribuída pelas classes da pauta aduaneira: