em moldes racionais: melhor organização e maior rendimento. Prevê-se assim a utilização de graúdos áreas para a pastorícia extensiva, além do aproveitamento de terrenos próprios para a exploração intensiva. Por outro lado, estimula-se o incremento do povoamento europeu, mediante a instalação de núcleos ligados à actividade pecuária, enquanto se cria a Comissão de Fomento Pecuário, entidade à qual incumbirá a função de dar parecer sobre todos os assuntos que se relacionem com o desenvolvimento desta actividade e proceder aos estudos e à apresentação das propostas que entenda convenientes para o seu progresso, encarado em todos os seus aspectos.

E a corroborar expressivamente o interesse que às entidades oficiais merece o problema está a inscrição no anteprojecto do Plano de Fomento para o sexénio 1959-1964 da avultada verba de 120 000 contos.

b) A extensão do fabrico de cerveja a outras regiões da província, onde no presente ano a única unidade instalada em Angola au mentou a sua produção de 41,6 por cento, pelo acréscimo de 19 256 hl. A excepção de uma pequena exportação de 3862 l, toda a produção foi absorvida pêlos mercados internos, sendo o da capital o principal consumidor, com 38 786 hl.

Pensa-se que a unidade em construção em Nova Lisboa poderá entrar em laboração ainda durante 1958 c sabe-se que se requereu a instalação de mais duas unidades, uma em Luanda e outra em Moça medes. Isto é importante, se atentarmos em que em 1957, só com uma única unidade, como se disse, mas em virtude do aumento de produção da mesma, diminuíram as importações desta bebida de maneira notável, passando de 4357 para 565 contos.

c) À ampliação da indústria de cimentos, que, pela montagem de mais uma unidade industrial, foi reflectir-se benèficamente na construção civil: em 1957 a produção de cimento progrediu regularmente em relação a 1906, mas mesmo assim as importações atingiram ainda 21 672 t, o que prova que a sua produção está aind a longe de satisfazer as necessidades do consumo interno. Sabe-se, no entanto, que se projecta para breve o aumento de capacidade das unidades existentes na província.

Finalmente, não podemos deixar de apontar como promitentes realizações de uma nova estruturação industrial a extracção e refinação de petróleos, de que falámos a p. 56-(93) do presente relatório, e a indústria de celulose, que deve contar em breve com uma instalação de grande capacidade de fabrico. Mencionaremos ainda a produção local de pneus e a montagem de uma fábrica de fertilizantes e de duas de vidro.

Através do mercado da província escoam-se largas produções metropolitanas, sem que, em contrapartida, se situem em nível paralelo as compras da metrópole à província; ao desenvolvimento industrial de Angola deverá certamente corresponder um menor desnivelamento no intercâmbio comercial, com as consequentes vantagens que resultam de um entendimento fundamentado na comunidade nacional dos mercados. Não nos restam dúvidas de que será possível harmonizarem-se os interesses metropolitanos com os de Angola, mesmo quando haja necessidade de permutarem geograficamente determinadas industrias. como por exemplo : dos tecidos - de instalação justificada na província, dada a sua posição de fornecedora, da matéria-prima e, simultaneamente, consumidora do produto fabricado.

Isto, claro, não significa de maneira nenhuma que apenas deva ser tomada em linha de conta a posição geográfica dos centros produtores de matérias-primas - haja em vista a indústria de lapidagem de diamantes, a instalar brevemente cá na metrópole e que pode ser tomada como prova da possibilidade de coordenação das indústrias metropolitanas e angolanas no plano nacional.

Considerada a longo prazo, como, aliás, não pode deixar de ser, uma parte muito importante do desenvolvimento industrial, admitimos implicitamente, todavia, que serão diferidos na balança comercial os benefícios totais que hão-de resultar de um mais alto grau da industrialização na província; enquanto não houver, pois, uma perspectiva segura de equilíbrio na balança comercial parece-nos que há que continuar a evitar o seu desnivelamento pela adopção de medidas que condicionem -e graduem a tendência progressiva das importações, mas que, por outra parte, não afectem demasiadamente a actividade do comércio importador e a sua intervenção no progresso económico da província.

O problema ó, pois, deveras delicado e de solução melindrosa, sem embargo de tal política, por outro lado, ser susceptível de favorecer, como medida proteccionista, a instauração e expansão de certas indústrias da província.

319. A terminar, diremos ainda que, averiguada que foi. como se viu nestas considerações finais, a capacidade industrial de Angola, vemos que ela está ainda longe de atingir o lugar que lhe devia competir na economia da província, e que, portanto, se impõe o seu desenvolvimento no sentido de vir a obter-se a necessária projecção no quadro geral das importações.

Na realidade, cremos que a industrialização de certos sectores limito concorreria para a sua redução substancial, pois o nível industrial até agora atingido na província continua a emprestar um modestíssimo concurso no quadro das exportações, quando afinal, pêlos recursos potenciais que se descortinam, poderia ocupar posição muito mais favorável.

Moçambique A posição da tesouraria ao cabo de cada um dos anos do triénio 1955-1957 está definida no quadro seguinte: