que se resume em:

Vejamos, por último, a situação global do sistema bancário por intermédio do quadro seguinte, também relativo ao quadriénio:

Como se vê, as reservas de caixa vão muito além do limite mínimo legal de 20 por cento das somas dos depósitos à ordem.

326. Na província existem ainda duas caixas económicas: a do Montepio de Moçambique, garantida por ele próprio, e a Económica Postal, garantida pelo Estado. Existe também uma' instituição oficial de crédito aos agricultores -a-Caixa de Crédito Agrícola , estando a sua actividade presentemente muito reduzida por falta de novos recursos financeiros.

São três os bancos que funcionam na província: Banco Nacional Ultramarino, Standard-Bank of South África, Ltd., e Banclays Bank (Domination, Colonial & Overseas). A eles se referem, portanto, os números do último quadro.

Do conhecimento dos vários decretos publicados sucessivamente e autorizando emissões de moeda metálica na província de Moçambique podemos elaborar o quadro seguinte, elucidativo da situação da moeda divisionária em 31 de Dezembro de 1956 e de 1957.

Comércio externo o balança comercial Balança de pagamentos Como se trata de uma das nossas mais importantes províncias ultramarinas, antes de entrarmos na exposição numérica do assunto em epígrafe e justamente para que melhor se compreenda o que esses números possam significar, vamos fazer algumas considerações acerca do que economicamente 'se passa em Moçambique, baseados, não só em várias fontes de informação oriundas da própria província, mas também na observação quotidiana e no conhecimento directo que a natureza das nossas funções torna possível.

Em relação a 1956 não se verificou qualquer alteração digna de registo na situação económica da província, tal como foi sumariamente descrita no relatório de 1956. A agricultura, a industria e o comércio continuaram a lutar com dificuldades de ordem vária.

As baixas cotações de certos produtos básicos da exportação de Moçambique e as dificuldades no escoamento de outros continuaram também a constituir escolhos, cuja transposição nem sempre foi possível sem pesado s sacrifícios. Mas o mecanismo da produção adaptou-se quanto possível à baixa dos preços e a situação da agricultura melhorou afinal. E, como Moçambique é essencialmente agrícola, todos os outros sectores da vida económica da província sentiram os reflexos desta situação.