Quanto ao comércio, mantém-se a sua situação relativamente desafogada, mau grado certas dificuldades resultantes do encerramento das fronteiras com a União Indiana. As exportações que esta deixou de fazer para os territórios portugueses foram prontamente substituídas por remessas de outros mercados, não se notando, ao que parece, no Estado da índia míngua de géneros alimentícios ou de artigos industriais.

Antes, pelo contrário, dir-se-ia que as restrições impostas pêlos governantes do país vizinho fortaleceram as bases do presente desenvolvimento económico goês.

Os preços dos produtos importados sofrem, porém, várias oscilações, dado que o abastecimento por barco provoca uma simultânea maior oferta por parte dos comerciantes quando aquele chega e uma não menos simultânea escassez quando tardam os novos carregamentos.

Ao invés, os preços dos produtos locais mantêm-se. em regra, estáveis, no decurso de todo o ano, deixando boa margem de lucro.

Não se deve, cont udo, perder de vista que a prosperidade do comércio importador está directamente dependente da boa marcha da indústria mineira. É esta, como se disse já no presente relatório, a fonte de divisas que permite a manutenção do actual nível de vida, sensivelmente mais elevado do que o de há uns poucos anos atrás. Finalmente, quanto à indústria transformadora na província, está ela apertada pêlos limites que lhe são fixados pelo diminuto mercado interno e grande dificuldade de exportações. Nos fins de 1957 compreendia ela o fabrico de tecidos, fósforos, gás carbónico, produtos farmacêuticos, gelo, cerâmicas, conservas, óleo de coco e sabões, tapetes e cordas de cairo, além de uma recente fábrica de moagem, dotada de maquinaria, e de várias unidades de descasque do arroz.

Mas tudo isto - que, todavia, aumenta de ano para ano - é claramente muito pouco, pois a indústria transformadora na província ainda não é mais do quo um mero conjunto de actividades de restrita grandeza, e portanto de pequena projecção na vida económica da província. Trata-se, todavia, de um fenómeno económico normal, pois num pequeno território, com uma população diminuta em números absolutos, as indústrias não podem, logicamente, ser grandes. Os quadros a seguir mostram, respectivamente, a posição, e a situação da tesouraria em 31 de Dezembro de cada um dos anos do triénio de 1955-1957

Posição do fundo de reserva-Comparação com os anos de 1955 e 1956 O quadro seguinte mostra a especificação dos valores que constituem o fundo de reserva e compara-os com os existentes em 31 de Dezembro de 1954, 1955 e 1956:

Do confronto feito verifica-se que a posição do fundo de reserva foi reduzido de $9:347.161.90, em 31 de Dezembro de 1956, para $9:324.595.86, em igual data de 1957. Registou-se, portanto, uma redução de $ 22.566.04, que, como se vê no quadro seguinte, provém de Ter saído do fundo de reserva a importância de $ 272.727.27, parte da contribuição de $ 1:545.454.55 (8:500.500$) com que a província concorre para a execução da 1.º fase do plano de Fomento.