Os capitais remidos pelo Fundo, na importância de 589:715.180651, correspondem à diminuição da circulação da divida ao longo das vinte e duas gerências consideradas.

A diminuição definitiva do nominal, na importância de 246:818.625540, correspondeu o abatimento do encargo orçamental de 6:740.260)519.

O capital nominal subsistente no Fundo em 31 de Dezembro de 1957 corresponde à remição diferida de títulos dos empréstimos constantes do quadro seguinte:

(ver tabela na imagem)

Capitulo 19.º, artigo 508.º............... 70.170$00

3:517.545$00

334.777$40

Transferiram-se para a Conta de deposito do Fundo de amortização as sobras apuradas nos n.os 1.º e 2.º semestres de 1957 para remunerações a estagiários (n.º 2.º do artigo 198.º do regulamento).......................... 100.800$00

A importância de ..................... 233.977$40

Corresponde ás anulações de dotações do capitulo 6.º que não foram requisitadas. PRESIDÊNCIA DA JUNTA. - Na sessão de 20 de Novembro de 1956 o Sr. Presidente da Junta, Dr. Joaquim Dinis da Fonseca, que dentro de dias ficaria constitucionalmente impedido de exercer o seu cargo por ter de assumir as funções de Deputado à Assembleia Nacional, ditou para a acta uma declaração, apresentando os seus cumprimentos oficiais de despedida, visto que seria atingido pelo limite de idade em 20 de Fevereiro de 1957, data em que aquela Assembleia não teria ainda encerrado os trabalhos do período legislativo de 1956/1957. Todavia, uma interrupção daqueles trabalhos trouxe-o novamente ao convívio dos seus colaboradores e permitiu-lhe honrar ainda uma vez este departamento do Estado com a sua superior direcção, desde 17 de Janeiro de 1957 até ao referido dia, em que atingiu a idade de 70 anos. Apesar deste afastamento legal, acalentámos a esperança de que por muito tempo ainda, não nos faltaria o seu conselho amigo e a luz de uma experiência durante tão largos anos posta com inexcedível dedicação ao serviço do Estado e muito especialmente no âmbito da dívida pública. Mas, infelizmente, não teria de ser assim. São da acta da sessão da Junta do dia 2 de Setembro último as palavras que a seguir transcrevemos a título de homenagem modesta e decerto desproporcionada ao merecimento do ilustre extinto:

Pelo Sr. Chefe da Repartição Central, no impedimento do Sr. Director-Geral, foi dito que: tendo falecido em 31 de Agosto findo o Ex.º 10 Sr. Dr. Joaquim Dinis da Fonseca, que foi presidente da Junta durante vinte e seis anos, cumpre pôr em merecido relevo as suas extraordinárias qualidades de inteligência e os seus profundos conhecimentos em diversas matérias, o que, aliado a uma incontestada honestidade moral e profissional, permitiu que fosse solicitado a colaborar em diversos sectores da administração pública.

Com justo destaque deve apontar-se a sua acção profundamente reformadora dos serviços da Junta do Crédito Público, tornando este ramo da Administração modelar e eficiente, como contributo da obra de resgate das finanças portuguesas.

A sua brilhante inteligência e vontade indomável determinaram uma série de iniciativas profíquas por forma a atingir as altas finalidades superiormente inspiradas de cabalmente executadas.

Com a orientação e directrizes fixadas os serviços da dívida pública ganharam em segurança e simplicidade, tendo sempre em justa conta os superiores interesses do Estado, sem, contudo, menosprezar os legítimos interesses dos particulares, sua grande preocupação.

Com a sua morte perdeu-se um forte esteio destes serviços, pois, apesar de atingido pelo limite de idade, nunca se recusou a dar-lhe o seu sábio e prudente conselho.

Por todas estas razões desejo exprimir o profundo desgosto e a falta irreparável* que o seu falecimento causou.

Como merecida homenagem, permito-me propor que se perpetue a sua forte personalidade nesta casa, dando-se o seu nome ao Museu da Dívida Pública, inaugurado no dia em que foi atingido