No quadro a seguir, por grandes grupos, descrevem-se as contribuições industriais de cada um:

Numa futura reforma parece haver necessidade de modificações substanciais do imposto, no sentido de o tornar mais harmónico com as realidades. Parece ser necessário examinar actividade por actividade, tendo em conta a sua influência económica no País e as possibilidades da sua expansão. As indústrias transformadoras ocupam um lugar proeminente nas receitas da contribuição industrial. O primeiro lugar pertence às têxteis, principalmente às algodoeiras. Nos últimos tempos, com os progressos realizados em matéria de adubos, as indústrias químicas tendem a ocupar melhor posição.

No quadro a seguir discriminam-se os quantitativos em contos e o número de colectas das diversas actividades transformadoras:

Nota-se a disseminação das indústrias da alimentação, com cerca de um terço do número de colectas, bem como a importância das indústrias de vestuário e calçado.

O quadro define o panorama industrial português, com falhas nas indústrias metalo e electromecânicas, e que, como já se viu em pareceres anteriores, podem ter largo futuro na vida económica nacional.

Há vasto campo para progressos nas indústrias transformadoras, tanto em matéria de produtividade como de produção. A rubrica mais volumosa do quadro publicado acima refere-se a comércio, bancos, seguros e propriedade fundiária, com 374 245 contos de contribuição industrial liquidada.

A maior soma pertence ao comércio por grosso e a retalho, como se nota da discriminação a seguir:

Comércio por grosso e a retalho ............... 323 685

Em 1954 a verba do comércio por grosso e a retalho não atingia 275 000 contos. Subiu perto de 50 000 contos em três anos.

Principais actividades na contribuição industrial Agruparam-se as cifras que dão os quantitativos liquidados nas diversas actividades industriais e comerciais. O exame dos números que se publicam adiante permite ter ideia da importância de cada uma na vida financeira e económica:

Fabrico de malhas ........ 4 687

Armazém de tecidos nacionais 6 790

Armazém de tecidos ou malhas estrangeiros .................. 68

Mercador de tecidos ou malhas estrangeiros ........ -

Fiação com teares caseiros ... -

Armazém de fio ....... 137

Importador de tecidos para estampagem e acabamento . 253

Algodão em rama:

Armazém .............. 672

Fabrico de algodão hidrófilo .136

Automóveis, motocicletas e acessórios:

Armazém .......... 26