"Ver quadro na imagem"

A causa da baixa nas exportações, que como se notou acima foi sensível, proveio em grande parte da cortiça.

Os valores unitários diminuíram apreciavelmente. A baixa foi da ordem dos 337 000 contos em relação a 1955 e de 128 000 contos em relação a 1956.

As únicas exportações animadoras em 1957, relacionando os números com os de 1956, deram-se na exportação de tecidos de algodão e nos resinosos. Embora sem grande influência no resultado final, mostram um sintoma de possibilidades.

No caso da madeira e seus derivados há a considerar a celulose, com 46 000 contos, números redondos, e tendência para aumentar.

balança de pagamentos de perto de 900 000 contos (892 000 contos)

Publicar-se-ão adiante os números discriminados para 1957. Já se sabe que o desequilíbrio em relação a 1956 foi superior a l milhão de contos (l 072 000 contos).

É esta cifra que deva ser considerada. Estamos longe dos saldos de anos anteriores. Em 1954 ele subiu a quase l 400 000 contos.

A causa deste déficit está no desequilíbrio cada vez mais acentuado da balança do comércio da zona do escudo.

Indicam-se a seguir as cifras para a metrópole e províncias africanas:

"Ver quadro na imagem"

Nota-se que o ultramar acentuou o seu déficit. No parecer relativo às contas das províncias ultramarinos o problema será tratado com o pormenor merecido.

Quanto ao da metrópole já se examinaram as principais causas.

76. Publica-se a seguir o total das importações e exportações da metrópole e províncias de África, tal como é dado pelos valores estatísticos, e os saldos da balança do comércio pura diversos anos:

"Ver quadro na imagem"

(a) Não inclui a Guiné nem S. Tomé e Príncipe.

A importação total tem vindo num crescimento contínuo. E, embora outro tanto se dê no caso das exportações, nota-se haver atraso nestas em relação às primeiras. Este facto resulta essencialmente do valor de algumas importantes rubricas, como as do café e da cortiça. Mas há outras influências, sobretudo no ultramar, que serão vistas no respectivo parecer.

A preponderância do café e da cortiça transparece claramente, do quadro seguinte.