Os aeroportos continuam a apresentar deficits, que são elevados nalguns, como o da ilha do Sal e o do Porto.

Explorações do Estado

95. Tal como se apresentam as contas, os resultados das explorações do Estado, considerados no capítulo do domínio privado, constam do quadro seguinte:

"Ver quadro na imagem"

(a) Não inclui a Importância de 4115 contos proveniente do "Reembolso do custo de metais para amoedar".

Vê-se que algumas explorações apresentam déficit. E, porém, necessário considerar que nalguns casos, como no da Imprensa Nacional, se incluem na despesa ordinária verbas de 1.º estabelecimento. Na Casa da Moeda inscrevem-se na receita extraordinária os resultados da amoedação, que contrabalançam a despesa feita com a compra de matérias-primas.

Parece que numa reforma orçamental haveria vantagem em mostrar claramente os resultados da exploração destes dois organismos, que passariam a funcionar como unidades industriais a bastar-se a si próprias se fosse possível.

Participações em lucros

96. A verba de 183 155 contos deste subcapítulo orçamental foi superior em 13 789 contos à de 1956, por motivo de maiores valias nos organismos já citados.

Em diversos, que acusou a diminuição de 358 contos, incluem-se 6849 contos da Sacor. No ano de 1956 esta sociedade concorrera para este capítulo com 10 400 contos. Houve, pois, uma diminuição substancial.

As verbas em conjunto

"Ver quadro na imagem"

98. Decresceu para 115 843 contos a receita deste capítulo. Houve pois uma diminuição da ordem dos 4695 contos. Apesar de grande aumento nalgumas rubricas, como, por exemplo, nas que se incluem em diversos, que, como adiante se verificará, atingiram perto de 50 000 contos, contra 41 652 coutos em 1956, a diminuição tem relevo.

A seguir indica-se a receita do capítulo para certo número de anos:

Contos Verificou-se um salto rápido de 1955 para 1956, justificado no parecer do ano passado. O retrocesso em 1957 provém de rendimentos de dividendos de acções de bancos e companhias principalmente, como se nota a seguir:

"Ver quadro na imagem"

Os dividendos de acções de bancos e companhias flectiram bastante, pois acusam unia diminuição de 12 303 contos, o que representa cerca de 20 por cento do total de 1956. Julga-se que a receita desta rubrica pode ser melhorada apreciavelmente, em especial no caso de dividendos de bancos.

100. Em diversos incluem-se várias receitas. Indicam-se a seguir os seus rendimentos:

contos

Juros de obrigações da Companhia

Juros de antecipações de meios concedidos

Juros de obrigações do Fundo de Renovação e

O aumento substancial verificado derivou dos juros das antecipações feitas pelo Tesouro ao Fundo de Fomento Nacional, que subiram perto de 10 000 contos.