vem, porém, ser reduzidos ao mínimo, porque de outro modo será contraproducente para a economia interna o seu alargamento.

De modo que se torna essencial tomar medidas no sentido de a entidade credora poder defender utilmente o crédito que concede. Uma das condições para esse efeito é a de poder manter em exploração a fábrica financiada durante e depois da execução do seu crédito, porque o valor de um organismo industrial depende muito das condições do seu funcionamento.

Este problema precisa de ser visto objectivamente, u luz das realidades, e tendo em conta a experiência do passado. Evitará hesitações na concessão de empréstimos, hesitações legítimas, que decorrem de circunstâncias ligadas às contingências da orientação futura da indústria. A soma dos créditos concedidos pela Caixa Nacional de Crédito reparte-se por numerosas indústrias, mas as transformadoras ocupam um lugar especial, como se deduz dos números seguintes:

(Ver tabela na imagem)

Com os recentes desenvolvimentos no turismo, a cifra que lhe corresponde na distribuição do crédito tem aumentado bastante, atingindo 83 853 contos em fins de 1957.

Grande número dos hotéis construídos no País desde a fundação da Caixa Nacional de Crédito têm sido financiados por esta instituição, tanto em Lisboa e Estoril como na província.

As indústrias transformadoras, sem contar os investimentos através da compra de títulos que fazem parte da carteira dos serviços privativos da Caixa, comparticipam no crédito industrial com l 161467 contos, assim divididos:

(Ver tabela na imagem)

Como se nota, três indústrias beneficiaram de quantias elevadas no ano de 1957: a de electricidade, a dos metais e a dos têxteis.

A indústria da produção de electricidade continua a comparticipar em maiores percentagens dos financiamentos.

Os acréscimos mais pronunciados foram de 102 461 contos na indústria da electricidade, 81 399 contos na dos metais e 46 345 coutos na dos têxteis. Mas quase todas as rubricas mencionadas no quadro elevaram apreciavelmente o recurso ao crédito. Em outras encontra-se uma variedade de indústrias que não é possível enumerar. Os fundos de reserva atingiram 252 058 coutos e repartem-se como segue:

(Ver tabela na imagem) Esta instituição, anexa à Caixa. Geral de Depósitos, Crédito e Previdência, recebeu do Estado 330 285 contos, sendo 285 285 contos destinados à Caixa Geral de Aposentações e 45 000 contos no Montepio dos Servidores do Estado.

Outras verbas foram entregues pelo Estado à Caixa Geral de Aposentações, num total da ordem dos 290 000 contos, que se discriminam como segue:

Caixa Geral de Aposentações A receita total, incluindo subsídios e quotas da Caixa Geral de Aposentações, elevou-se a 450 159 contos. Tem subido continuamente. Cerca de 64 por cento da receita provém do subsídio do Estado, a que se aludiu acima, no total de 285 285 contos.

As despesas também aumentaram para 424 013 contos, com o acréscimo no número de aposentados, que já atingiu 38 886. Os aposentados distribuem-se pelas seguintes classes:

(Ver tabela na imagem)

Houve subida no número de aposentados nos funcionários civis e militares - 816 nos primeiros e 120 nos segundos. O número de reintegrados desceu de 13.

As receitas totais da Caixa Geral de Aposentações, provenientes de subsídio do Estado, quotas, rendimentos e outras, foram as que seguem:

(Ver tabela na imagem)