Estabelecimentos zootécnicos Os 5275 contos gastos em 1957 na Estação Zootécnica Nacional que se inclui nos estabelecimentos zootécnicos - um pouco menos do que em 1956 - dividem-se assim:

Contos O aumento de 860 contos neste Laboratório teve lugar nas rubricas de material e encargos, como se nota a seguir:

Contos

No material há a considerar melhoria sensível na aquisição de móveis. A despesa passou de 90 contos para 488 contos.

Em encargos o aumento foi de 481 coutos. A .verba mais saliente é a de participações em cobranças ou receitas relativa aos trabalhos realizados no Laboratório e com compensação nas receitas. Foi de 2017 contos em 1957 e de 1600 contos em 1956. A diferença justifica o acréscimo verificado acima.

Receitas Também há cobranças relacionadas com estes serviços, que representam receitas consideradas para diversos fins.

São as que seguem:

(ver tabela na imagem)

As receitas melhoraram um pouco e tiveram o destino já indicado. Nestes serviços a despesa ordinária e extraordinária aumentou muito, pois passou de 92 257 contos em 1956 para 126 117 contos em 1957. O acréscimo deve-se em grande parte à execução do plano de povoamento florestal, através de financiamentos no Plano de Fomento.

A discriminação da despesa é como segue:

Contos

Despesa extraordinária:

Remuneração a pessoal ....... 7 364

Estudos, ensaios e outros

Execução de projectos:

Continente ...... 63 153

Há, pois, um aumento total em relação ao ano anterior da ordem dos 33 860 contos, e é na execução de projectos que mais se faz sentir esse aumento.

Aparece pela primeira vez uma despesa de certo volume utilizada na arborização de propriedade particular. Elevou-se a 8251 contos.

Os problemas que decorrem de uma conveniente arborização do País - e em especial das zonas alcantiladas, tanto no Sul como no Norte - têm sido tratados com certo pormenor nestes pareceres. A sua boa solução é uma necessidade premente, que se reflecte em diversos aspectos da vida nacional.

Parece que, finalmente, se procura dar impulso visível aos objectivos em vista há muitos anos. Com efeito, o reforço das verbas, que se acentuará no futuro, uma vez dado o passo inicial, permite prever a realização de uma obra de grande interesse.

(ver tabela na imagem)

O exame das despesas totais indica que se deu substancial aumento a partir de 1952, acentuado muito em 1957. Os acréscimos na despesa ordinária não têm sido grandes. Em 1956 a despesa foi idêntica à do ano anterior; em 1957 o aumento foi sensível e repartiu-se como segue:

(ver tabela na imagem)

Neste ano o acréscimo deu-se em pessoal, naturalmente devido à intensificação dos trabalhos, depois de reforma adequada nos novos programas de povoamento.

As restantes classes de despesas mantiveram os valores antigos: