Parece ser baixa a renda do banco emissor. Embora nos termos contratuais a província comparticipe em outras empresas, não houve mais receitas em 1957.

Rendimentos de capitais Subiram a 14 606 contos os rendimentos deste capítulo, menos 3227 contos do que em 1956. A razão do declínio está nas importâncias menores recebidas da Companhia de Diamantes de Angola - 13 000 contos em 1956 e 8000 contos em 1957. Os outros rendimentos do capítulo melhoraram ligeiramente.

Deram-se algumas variações nos títulos em carteira que produziram as quantias acima mencionadas. Certos títulos não duo dividendos.

(a) No rolar de § 4125.

Reembolsos e reposições Embora este capítulo não tenha repercussões financeiras apreciáveis nas contas, convém indicar que a sua receita subiu pára 39 981 contos, mais 10 558 contos do que em 1956.

As origens das receitas são as que seguem:

Reembolsos de encargos com aposentados

Para encargos de empréstimos

Compensação para aquisição de aviões ......... 3 000

Amortizações dos serviços de luz e

Compensação a fazer pelos serviços de luz

Subsídio para o Instituto de

Total ....... 39 981

A melhoria na receita proveio essencialmente da compensação para aposentação, que aumentou devido à reforma de vencimentos. Também subiram outras verbas, como a que se refere ao Instituto de Medicina Tropical, resultante de maior contribuição para o novo edifício.

Consignações de receitas A grande subida de 66 176 contos deve-se a melhorias consideráveis nos serviços autónomos. Provieram desta origem mais 57 838 contos do que em 1956.

As receitas do capítulo, com excepção dos serviços autónomos, discriminadas, ano as seguintes:

Considerando apenas as receitas próprias, o aumento foi de 8 338 contos e deu-se em diversas rubricas, como se pode observar nas cifras acima transcritas. A receita do capítulo tem aumentado sempre.

Serviços autónomos 39. E de notar que a receita dos serviços autónomos aumentou apreciavelmente em 1957, destacando-se a dos correios, telégrafos e telefones e a dos portos, caminhos de ferro e transportes. Os números são os seguintes:

Embora os números não tenham influência no saldo das contas, por terem contrapartida nas despesas, eles assinalam um progresso que convém registar. O caso dos serviços de luz e água a cidade de Luanda revela