grande acréscimo relativamente ao ano anterior. A percentagem do aumento é de 40 por cento dos números de 1956.

Os correios, telégrafos e telefones também mostram grande progresso nas receitas.

As contas de alguns dos serviços autónomos serão examinadas quando se analisarem as despesas. O aumento da despesa ordinária em 1957 foi superior ao acréscimo da receita ordinária. Assim, o excesso de receitas ordinárias sobre idênticas despesas decresceu apreciàvelmente. Passou de 363 597 contos para 274 040 contos. O saldo positivo das contas da província, que atingira a elevada soma de 544 871 contos em 1956, desceu para 282 266 contos em 1957. O ritmo da subida nas despesas ordinárias é a razão directa da quebra no saldo.

Este facto necessita de ser ponderado, porque uma parcela importante do financiamento do Plano de Fomento é feita por força de excessos de receitas ordinárias e saldos de anos económicos findos. O maior ou menor recurso ao empréstimo depende, assim, do volume das receitas ordinárias e do nível de idênticas despesas.

Considerando também as extraordinárias, as despesas totais da província somaram 2 247 810 contos, assim repartidos:

A despesa total em 1957 foi inferior em cerca de 30 200 contos. A despesa total extraordinária de 1956 foram subtraídos 297 038 contos, que representam o resultado do encerramento da conta de saldos de anos económicos findos. Há a acusar este ano o aumento de 176 793 contos, que se distribuiu por diversos capítulos, como se notará adiante. Mas já se viu atrás, nas receitas, que o acréscimo se deve em parte a maiores valias nos serviços autónomos.

A despesa destes serviços, contabilizada nas despesas ordinárias, foi de 396 762 contos, e o seu acréscimo em relação a 1956 eleva-se a 57 838 contos, visto a despesa neste ano ter sido de 338 924 contos. Se for levada em conta esta importância, o aumento nas despesas ordinárias foi menor.

A conta das despesas ordinárias, excluindo os serviços autónomos, será a seguinte:

A diferença na despesa ordinária corrigida, isto é, sem considerar os serviços autónomos, foi de 118 955 contos. Um dos mais interessantes aspectos do estudo da evolução das condições gerais em que se desenvolveram as actividades da província de Angola é o do exame da sua situação financeira. E esta mostra que tanto as receitas como as despesas públicas tiveram um grande aumento, que se acentuou nos últimos anos.

Se for tido em conta o aumento no índice de preços, no largo período que decorreu desde o início da última grande guerra, nota-se que o volume das suas actividades financeiras progrediu consideràvelmente, abstraindo até do aumento verificado noa serviços autónomos.

Para efeitos de análise das condições da província durante certo número de anos, publica-se a seguir um quadro que sintetiza a despesa ordinária por classes:

(Em milhares de contos)

(a) Inclui 4:720.000$ referentes ao encerramento da conta dos créditos transferidos dos anos anteriores para despesas ordinárias (despesas eventuais).

As cifras mostram claramente o desenvolvimento dos serviços.

Considerando apenas o total, verifica-se que a despesa aumentou de 191 000 contos em 1938 para 1 481 000