Mas outros organismos dependentes da administração geral concorreram para o desenvolvimento da despesa.

Administração civil Nestes serviços a despesa principal refere-se ao pessoal dos quadros em exercício. Elevou-se a 31 077 coutos. Outra verba de relevo diz respeito à fiscalização. As remunerações acidentais por multas subiram a 5476 contos. A despesa destes serviços subiu de 28 233 contos para 40 971 contos - um aumento de 12 738 contos. Ainda se poderá acrescentar à despesa com a instrução uma parcela que se inclui na rubrica «Missões católicas», que se elevou a 31 697 contos, mais 4388 contos do que no ano anterior.

A maior parcela da despesa com os serviços de instrução refere-se a pessoal, que engloba o do ensino liceal, primário e elementar.

Há liceus em Luanda, Sá da Bandeira, Benguela e Nova Lisboa, e escolas industrial e comercial também em Luanda. Em outros distritos há escolas técnicas e profissionais elementares, como em Benguela, Malanje, Moçâmedes, Lobito, Guenza Sul, Silva Porto, e uma escola agro-pecuária, o que é pouco em relação à área de Angola.

As despesas de instrução aumentarão nos anos mais próximos, com o desenvolvimento da província. Seria conveniente estudar um tipo de escola prática de agricultura para indígenas que pudesse servir ao mesmo tempo de posto experimental e demonstrativo.

Saúde e higiene Deu-se um aumento bastante apreciável nos serviços de saúde e higiene. A despesa- elevou-se a 78 517 contos, mais 15 173 contos do que no ano anterior. Em porte, este aumento ainda foi devido à reforma dos vencimentos, mas outra parcela resultou de melhores dotações nos serviços e da gradual ocupação sanitária da província.

Está a construir-se uma rede importante de hospitais, em geral convenientemente apetrechados, e as entidades privados têm auxiliado bastante a melhoria das condições sanitárias da província, oferecendo assistência médica e, nalguns casos, assistência hospitalar aos seus serviçais e empregados. Não é possível em pouco tempo organizar uma rede completa de assistência, mas fazem-se esforços no sentido de melhorar e alargar o que existe.

Uma das necessidades urgentes é sem dúvida o ataque à mortalidade infantil, que ainda é grande, e há já alguns dispensários, que produzem excelentes resultados.

As despesas de saúde e higiene podem agrupar-se em três rubricas:

(Ver tabela na imagem)

Já se aludiu no parecer do ano passado à assistência a indígenas e combate à doença do sono, que figura no quadro com a verba de 3528 contos. Deve acrescentar-se que uma parte do que se- designa geralmente por «Serviços de saúde» se refere a assistência ao indígena.

Não é possível, pela sua extensão, desdobrarem-se as dotações, tais como aparecem nas contas. Todos os distritos têm o seu serviço, que se subdivide em instrumentos de assistência espalhados pela sua área. uma parte importante dos subsídios concedidos às missões católicas destina-se a instrução indígena e à saúde e higiene.

A dotação de 31 697 contos, mais 4388 contos do que em 1956, reparte-se assim:

(Ver tabela na imagem) Na estatística geral despenderam-se 3155 contos, mais 67 contos do que em 1956.

Estes serviços devem estar em estreito contacto com os da Imprensa Nacional, que é autónoma e foi remodelada recentemente para impressão dos elementos que colhe.

Nas polícias, que também sofreram recentemente uma reforma, o aumento foi de 6489 contos, pois tiveram a despesa de 15 760 contos, em vez de 9271 contos, como em 1956. Cerca de 1432 contos pertencem à Polícia Internacional e de Defesa do Estado.

Finalmente, o subsídio da Mocidade Portuguesa foi de 1620 contos.