Outras receitas extraordinárias incluem verbas desviadas do Fundo de Fomento e o imposto de sobrevalorizações. Este último subiu de 99 000 contos em 1956 para 126 171 contos em 1957. O destino das receitas extraordinárias foi como segue:

Contos

Plano de Fomento ............ 448 439

Quer dizer: foram as obras do Plano de Fomento e as orçamentadas no Fundo de Fomento que consumiram a maior parte das receitas extraordinárias.

Quanto ao Fundo de Fomento, já se emitiu opinião sobre o seu futuro. Tudo indicava a sua extinção.

Todas as despesas incluídas nas rubricas acima indicadas se examinarão mais adiante. Finalmente, convém ter ideia da origem das receitas que financiaram as obras incluídas no Plano e Fomento - os 448 439 contos acima referidos.

Foi a seguinte:

Contos

Receitas próprias do Fundo de Fomento.......... 13 000

Os saldos de anos económicos findos, adicionados no imposto de sobrevalorizações, foram a fonte de financiamento mais sensível do Plano de Fomento. As despesas extraordinárias pagas em 1957 somaram 766 956 contos. Viu-se que as de 1956 se elevaram a l 275 713 contos, de que há a deduzir o quantitativo das contas de encerramento de saldos revalidados a que se aludiu ao tratar das receitas extraordinárias.

Em 1957, a diferença entre receitas e despesas extraordinárias foi de apenas 8226 contos, a menor no último quinquénio.

Destino das despesas extraordinárias Há três tipos, assim se pode chamar, de despesas extraordinárias: as utilizadas através do Plano de Fomento; as gastas pelo Fundo de Fomento; e, finalmente, outras despesas.

Este método de uso de despesas extraordinárias complica as coutas, tanto mais que, em certos casos, obras idênticas são financiadas por verbas de origem diferente.

Pode talvez ter-se uma ideia de conjunto analisando os números que seguem:

contos

Plano de Fomento ............ 400 130 Fundo de Fomento:

Execução do plano de estradas 100 000 Para outros objectivos ...... 175 201 275 201

Fomento agro-pecuário:

a) Estação experimental de Cabinda ........... 141

Edifícios e monumentos: Brigada de construção de casas do Estado ......... 12 000

d) Instalação dos serviços de geofísica em Luanda ... 36 Construções e obras novas e apetrechamento de aquartelamentos......... 45 180

b) Instalação de um museu de pintura e escultura........ 6

c) Missão de estudo da produção e distribuição de energia eléctrica ........... 178

e) Subsídio à Direcção dos Caminhos de Ferro para aquisição de aviões .................... 11 000 91 625

Mantiveram-se em globo as verbas do Plano de Fomento e não se discriminaram as do Fundo, a não ser na dotação das estradas. Mas deu-se ideia do que se contém em outras despesas extraordinárias, que compreendem várias aplicações.

O resumo será:

Contos

Outras despesas extraordinárias .... 91 625

Utilização das despesas extraordinárias Convém conhecer a origem das receitas que liquidaram as despesas extraordinárias 'e onde se empregaram. Para esse efeito, foi organizado um mapa que dá, à primeira vista, as diversas empresas, também discriminadas adiante, em que se aplicaram as despesas, e bem assim a origem dos financiamentos.