Ao serem examinadas as condições gerais de Moçambique no decorrer do ano de 1957 há um certo número de pontos que convém fixar, e alguns deles serão analisados mais adiante em pormenor.

As receitas ordinárias, se forem excluídas as dos serviços autónomos, aumentaram ligeiramente de cerca de 89 000 contos, que se reduzem ainda se forem excluídas as dos reembolsos e reposições. Não parece que este aumento tenha influído na economia da província. Talvez seja possível elevar as receitas, e, dadas as condições actuais, uma reforma adequada do sistema tributário, com melhor repartição do imposto, poderia exercer influência benéfica no desenvolvimento económico da província.

O déficit da balança do comércio desceu, mas o alívio foi pequeno e resultou principalmente de menor saldo negativo nas trocas do comércio com a metrópole, porque o déficit com o estrangeiro ainda aumentou. Não exerceu, pois, influência na zona escudo.

A balança de pagamentos, computada pela d iferença entre as entradas e saídas de cambiais, acusou um saldo negativo, apesar de melhoria apreciável nas receitas dos serviços autónomos, que produziram cambiais de maior valor do que no ano de 1956.

A diferença para menos entre a entrada e a saída de cambiais não foi grande - da ordem dos 40 500 contos, se se não considerar a compra de ouro, no valor de 112 000 contos -, mas é um sintoma que, a repetir-se, poderá dar lugar a dificuldades no futuro, porque a balança de pagamentos é tradicionalmente positiva, e necessita de o Ser, dadas as exigências da sua evolução económica.

Estes três factos que assinalam a vida da província agora sujeita a apreciação devem ser vistos à luz da sua actividade. Neste ano o caminho de ferro do Limpopo já produziu os seus efeitos. Foi o primeiro ano da sua exploração e o tráfego correspondeu à expectativa, sem influir no do caminho de ferro da Beira.

As obras de rega, enxugo e povoamento no esquema do Limpopo, consideradas no projecto inicial, estão a atingir o seu termo, e continuaram os trabalhos no sentido de preparar as do aproveitamento integral do Zambeze.

Parece terem sido removidas as dificuldades na construção do porto de Nacala, testa da linha de Moçambique, que entroncará no futuro com a rede da Niassa-lândia no lago Niassa.

Comércio externo O déficit da balança do comércio desceu de 1 221 000 contos para 1 124 000 contos, menos 97 000 contos. A descida deve-se ao aumento na exportação de alguns produtos. Entre eles sobressaem o algodão, o açúcar e a castanha de caju, que, em conjunção com outros, elevaram a exportação para 1 872 000 contos, a maior conseguida até agora. Os 357 000 contos do aumento de 1957 podem ser um início, visto estarem em estudo ou em marcha outros esquemas que podem influir na situação económica. Mas, dado o volume do déficit e as necessidades de maiores importações, parece ser indispensável exercer todos os esforços possíveis no sentido de intensificar a produção interna.

Embora a importação não acompanhasse inteiramente a exportação, o seu aumento ainda foi grande, atingindo 260 000 contos. O seu volume aproximou-se da casa dos 3 milhões de contos.

Os saldos negativos da balança do comércio têm vindo sempre a aumentar até ao máximo de 1956, como se indica no quadro a seguir , que dá a importação e a exportação, expressas em milhares de contos:

É de notar que no último quinquénio (1953-1957) a soma das importações atingiu 13 057 000 contos e a das exportações subiu a 8 116 000 contos. Houve, assim, uma diferença, em cinco anos, da ordem dos 4 941 000 contos. No quinquénio 1952-1956 a diferença entre umas e outras fora de 4 666 000 contos. As exportações neste espaço de tempo de cinco anos apenas cobriram as importações em cerca de 62 por cento.

Ora, em 1957 a percentagem subiu ligeiramente para 62,5 por cento, com melhoria apreciável em relação ao ano anterior, em que foi de 55,4 por cento.

E necessário que esta subida .se acentue, o que só pode ser conseguido pela melhoria das produções, tanto no que se importa, como no que se exporta. Uma das causas do acréscimo na importação filiou-se no agravamento do custo da tonelada importada.

Em 1957 importaram-se 637 150 t, que se comparam com 647 350 t exportadas.

Ora, viu-se que a subida em valor na importação foi da ordem dos 260 000 contos e de 357 000 contos na exportação.

Na base de 1945 igual a 100 o índice de aumento do valor unitário da importação atingiu 179, ainda superior ao de 1956.