despesas na totalidade, e sem a inclusão dos serviços autónomos.

Por outro lado, e para efeitos de comparação com anos anteriores, há vantagens em corrigir os números, fazendo excluir dos totais o que se lhes adicionou por créditos revalidados s por força da conta do encerramento de saldos de anos económicos findos.

Considerando todos estes aspectos das contas, as receitas foram as que seguem para os dois anos de 1956 e 1957:

As receitas de 1956 foram corrigidas pela subtracção dos saldos económicos findos e créditos revalidados, que em 1957 foram levados a uma conta de operações de tesouraria.

As receitas totais em 1957 elevaram-se, pois, a 3 388 813 contos. Incluem-se nelas os serviços autónomos.

Subtraindo a receita orçamentada desses serviços, temos a receita ordinária:

As receitas ordinárias, com exclusão dos serviços autónomos, foram, pois, da importância de l 394 296 contos, mais cerca de 90 000 contos do que em 1956, visto estarem incluídas nas receitas ordinárias deste ano verbas respeitantes a saldos de anos económicos findos.

As receitas efectivamente arrecadadas provenientes dos impostos e demais capítulos orçamentais devem ser deduzidas desses saldos. Viu-se que as receitas ordinárias cobradas subiram a 3 084 046 contos, ou, deduzidas as dos serviços autónomos, a l 394 296 contos.

Adiante, ao serem estudados os diversos capítulos orçamentais, se notará onde se deu o aumento que acusam em relação ao ano anterior.

No quadro a seguir indicam-se as receitas orçamentadas e as cobradas, com os aumentos ou diminuições em cada ano:

O excesso de receitas cobradas em relação às orçamentadas foi aumentando até atingir o máximo de 730 000 contos, em 1957. Isto significa que as .previsões foram feitas com uma larga margem de segurança, pois que em 1957 a diferença entre o que se orçamentou e que se cobrou atinge mais de 30 por cento. Deve notar-se que nas receitas ordinárias se incluem os serviços autónomos, e foi neles que se deu o maior aumento.

Quanto às receitas ordinárias dos anos anteriores, nota-se um contínuo acréscimo, que se pode exprimir do modo que segue, desde 1950, em milhares de contos:

Os aumentos em relação aos anos anteriores foram sempre a mais de 100 000 contos, com excepção de 1954. A influência dos serviços autónomos fez-se sentir bastante nos últimos anos. O exame das receitas durante o longo período que vem do início da guerra mostra um acréscimo muito grande no capítulo das consignações de receitas. E neste capítulo que se contabilizam as receitas dos serviços autónomos. O seu quantitativo somou l 780 000 coutos em 1957, mais 108 000 contos do que no ano anterior.

Quando se examina a receita dos restantes capítulos, notam-se anomalias que conviria esclarecer.

O aumento nos impostos directos foi de 30 000 contos, fi adiante se verificará onde ele se deu. Nos impostos indirectos o acréscimo também foi pequeno -17 000 contos - e nos restantes capítulos, à parte as diminuições no domínio privado e participações de lucros e no dos rendimentos de capitais, em que houve menores receitas, as alterações foram pequenas.

A seguir dão-se as receitas ordinárias, por capítulos, para certo número de anos, em milhares de contos.