Já neste parecer se fez alusão a algumas iniciativas úteis relacionadas com a higiene rural e se apontaram os resultados obtidos em alguns distritos do Norte.

Os serviços de saúde compreendem, além dos serviços centrais, um laboratório farmacotécnico, o serviço de combate à lepra, o dispensário antituberculoso de Lourenço Marques, a estação de saúde do porto desta cidade, os dispensários de puericultura e de consultas pré-natais do Alto Mãe, um laboratório central de análises bacteriológicas, de anatomia patológica e de análises químicas, um serviço de hemoterapia, o manicómio de Marracuene, e delegacias de saúde nos distritos de Lourenço Marques, Gaza, Inhambane, Tete, Zambézia, Nampula, Cabo Delgado, e diversos círculos de saúde em Manica e Sofala, Inhambane e outros distritos.

Há hospitais em todos os distritos, alguns com alta especialização médica e cirúrgica.

Embora haja hospitais e organismos sanitários convenientemente instalados, foi recentemente apr ovado um plano de novas construções que melhorarão muito as condições sanitárias em alguns distritos.

Apesar dos aumentos necessários nas despesas destes serviços, são de esperar novos acréscimos nos próximos anos.

Serviços de Fazenda Houve maior valia de perto de 11 000 coutos nestes serviços, que se verificou em quase todas as rubricas e se acentuou na dos serviços de Fazenda e contabilidade, que se gastaram mais 4911 contos.

Mas os aumentos também se deram nos almoxarifados, serviços aduaneiros e Guarda Fiscal, como se indica a seguir:

A complexidade destes serviços e a larga extensão da fronteira e do litoral obrigou ao seu desenvolvimento, que se acentuará com o da província.

O acréscimo da despesa de 1957 foi em grande parte devido à reforma dos vencimentos e u nova organização administrativa. Já em 1956 se notara a diferença, para mais, de 4675 contos em relação ao ano anterior. Os 2356 contos de aumento nestes serviços tiveram lugar, principalmente, nas comarcas e julgados (mais 2037 contos). A despesa total subiu de 11 561 contos em 1956 para 13 917 contos em 1957.

A seguir discriminam-se as verbas que pertencem às diversas dependências dos serviços:

Há comarcas em Lourenço Marques (com três varas), Gaza, Inhambane, Beira (com duas varas), Vila Perry, Tete, Quelimane, Nampula, Moçambique e Cabo Delgado, e um julgado municipal especial no Chinde.

A despesa maior diz respeito ao pessoal. Também na rubrica que engloba os serviços de fomento há que ter em conta a influência considerável dos serviços autónomos, que, neste caso, são os dos portos, caminhos de ferro e transportes e os dos correios, telégrafos e telefones.

A despesa total em 1957 foi de l 758 154 contos, mais 139 187 contos do que em 1956. Mas o grande aumento deu-se nos serviços autónomos, como se verifica nas cifras que a seguir se discriminam:

Vê-se que nos serviços próprios de fomento o acréscimo de despesa foi de 8674 contos, sendo de 130 513 contos nos serviços autónomos.