Serviços militares e de marinha Também nestes serviços se deu um aumento de despesa. Repartem-se do modo que segue:

O Fundo de Defesa Militar diminuiu a sua despesa para 67 928 patacas.

O aumento nos dois serviços proveio de melhorias no pessoal.

Encargos gerais Nos encargos gerais a diferença para menos foi de 402 043 patacas, ou 2513 contos.

A diminuição deu-se em diversas rubricas, como se nota na comparação dos números seguintes com os publicados no parecer de 1956:

Quota-parte da província em encargos da metrópole ........... 72 018

Diversas verbas de importância nas contas de 1956 desaparecerem: a da compra de um avião, a do suplemento de vencimentos, que se englobou nos serviços, e a despesa com o vapor D. Aleixo. As despesas totais da província subiram a 11 227 427 patacas, assim divididas:

Para o efeito de financiamento das- despesas extraordinárias concorrem subsídios da metrópole, com 14 178 contos, e saldos de anos económicos findos, com 4225 contos. Viu-se que as despesas extraordinárias subiram a 18 403 contos. O seu gasto deu-se em diversos melhoramentos incluídos no Plano de Fomento e outros.

No quadro a seguir dá-se nota da origem das receitas que financiaram as despesas e onde estas se utilizaram:

Todo o Plano de Fomento foi financiado por conta de subsídios reembolsáveis. As outras despesas extraordinárias, que subiram apenas a 4225 contos, foram liquidadas por força de saldos de anos económicos findos.

Plano de Fomento As verbas gastas por conta do Plano de Fomento, num total de 14 178 contos, respeitam u reconstrução da cidade de Díli e do interior.

Entre as obras de relevo construídas nos últimos anos contam-se edifícios para escolas primárias (seis salas), para o centro de estudos de Timor, residências para funcionários, 2.º fase de um colégio-liceu, centro materno-infantil e outras, tudo na cidade de Díli. No interior houve também gastos em casas para funcionários, postos sanitários, internato rural, igreja e outras.

O movimento do Plano de Fomento desde 1953 pode esquematizar-se no quadro a seguir.