Henrique dos Santos Tenreiro.

Jerónimo Salvador Constantino Sócrates da Gosta.

João Augusto Dias Rosas.

João de Brito e Cunha.

João Carlos de Sá Alves

João Mendes da Costa Amaral.

Joaquim Mendes do Amaral.

Joaquim de Pinho Brandão.

José António Ferreira Barbosa.

José Dias de Araújo Correia.

José Fernando Nunes Barata.

José de Freitas Soares.

José Garcia Nunes Mexia.

José Gonçalves de Araújo Novo.

José Guilherme de Melo e Castro.

José Hermano Saraiva.

José Manuel da Costa.

José Monteiro da Bocha Peixoto.

José Rodrigo Carvalho.

José Rodrigues da Silva Mendes.

José dos Santos Bessa.

José Sarmento de Vasconcelos e Castro.

José Soares da Fonseca.

José Venâncio Pereira Paulo Rodrigues.

Júlio Alberto da Costa Evangelista.

Laurénio Cota Morais dos Reis.

Luís de Arriaga de Sá Linhares.

Luís Maria da Silva Lima Faleiro.

Luís Tavares Neto Sequeira de Medeiros.

Manuel Cerqueira Gomes.

Manuel Colares Pereira.

Manuel José Archer Homem de Melo.

Manuel Lopes de Almeida.

Manuel Seabra Carqueijeiro.

Manuel de Sousa Rosal Júnior.

D. Maria Irene Leite da Costa.

Mário Angelo Morais de Oliveira.

Mário de Figueiredo.

Martinho da Costa Lopes.

Paulo Cancella de Abreu.

Ramiro Machado Valadão.

Rogério Noel Feres Claro.

Sebastião Garcia Ramires.

Simeão Pinto de Mesquita Carvalho Magalhães.

Urgel Abílio Horta.

Venâncio Augusto Deslandes.

Virgílio David Pereira e Cruz.

Vítor Manuel Amaro Salgueiro dos Santos Galo.

O Sr. Presidente: - Estão presentes 92 Srs. Deputados.

Está aberta a sessão.

Eram. 16 horas e 30 minutos.

O Sr. Presidente: - Tem a palavra antes da ordem do dia o Sr. Deputado Silva Mendes.

O Sr. Silva Mendes: - Sr. Presidente: é para mim imensamente agradável ter ocasião de louvar os governantes do meu pais pelo que tenham feito a favor da Nação.

Por isso tenho hoje o maior prazer em manifestar a S. Exa. o Ministro da Educação Nacional a infinita gratidão do distrito de Leiria, e em especial da população desta linda cidade, pela criação da sua escola do magistério primário.

S. Exa. o Ministro é credor da gratidão de todos os portugueses pelos imensos benefícios que tem espalhado por todo o Pais e que o tornaram digno da admiração, respeito e reconhecimento de toda a Nação. Inteligente, trabalhador, dinâmico, estudando e resolvendo os problemas que se lhe apresentam com objectividade e sensatez admiráveis, tem marcado a sua posição de governante com invulgar distinção, brilhantemente auxiliado por S. Exa. o Subsecretário de Estado da Educação Nacional, que, dentro da sua esfera de acção, tem revelado altas qualidades, que o tem tornado digno da admiração e reconhecimento do povo português.

Vozes: - Muito bem!

O Orador: - A criação da escola do magistério primário em Leiria é mais uma manifestação da lúcida e invulgar inteligência e das altas qualidades que distinguem S. Exa. o Ministro.

Efectivamente, a cidade de Leiria, pela sua posição geográfica, pelo número de alunas e alunos que iam para outras escolas, desde Bragança e Vila Real até Faro e Évora, quando não tinham lugar em Coimbra ou Lisboa, e ainda pelas suas características especiais de cidade tranquila, com lugares encantadores, onde se estada com prazer, habitada por uma população culta e onde se cultivam a literatura, a poesia, a música, a pintura e, de um modo geral, tudo o que é demonstração de inteligência e refinada civilização, aliadas ao culto da tradição de tudo o que nos fez grandes no passado, é uma terra onde os futuros educadores das crianças portuguesas se sentirão bom e desenvolverão as suas qualidades naturais.

Todos sabem que a região de Leiria e a própria cidade nos deram heróis e governadores ultramarinos, como o grande Mouzinho de Albuquerque; notáveis literatos e poetas, como Francisco Rodrigues Lobo, Lopes Vieira e tantos outros, è que nos tem revelado, na actualidade, distintíssimos professores universitários, como os Doutores Bissaia Barreto, João Pereira Dias, Custódio de Morais; o professor e pintor Lino António, a pianista D. Maria Carlota Tinoco, o literato e admirável poeta que ó o nosso colega Dr. Américo Pinto, o distinto parlamentar Dr. José Saraiva, o preclaro e virtuoso bispo D. João Venâncio, etc.

Assim, os futuros professores estudarão num ambiente próprio para se poderem dedicar aos seus estudos e adquirirem conhecimentos culturais que serão de grande utilidade para o cabal desempenho da sua missão de educadores, e para aumentarem os seus sentimentos patrióticos e religiosos, pela proximidade em que se encontram de monumentos históricos, dos campos de Aljubarrota, onde em 1385 se decidiram os destinos da nacionalidade, e do santuário de Fátima, de projecção mundial.

Sr. Presidente: todos os professores e professoras devem ter bem vivos no seu espirito os sentimentos a que acabo de referir-me, para poderem cumprir os seus importantíssimos deveres em Portugal e nas ilhas adjacentes, e muito especialmente no ultramar, para onde me parece que devem ser mandados urgentemente professores metropolitanos que ensinem a língua portuguesa com a necessária correcção e pureza.

Vozes: - Muito bem, muito bem!

O Orador: - Todos nós sabemos que nada há que melhor estabeleça a unidade entre povos de várias origens do que a identidade e pureza da língua que falem, e por isso penso que S. Exa. o Ministro da Educação Nacional ainda terá de criar mais escolas do magistério primário, ou, pelo menos, deixar aumentar a frequência das já existentes, para que haja mais professores e professoras que possam ir ensinar a nossa língua, tal qual se fala em Portugal, nas nossas províncias ultramarinas.